Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cultura judaica é tema do Trilha de Letras

Raphael Montes entrevista a escritora e jornalista Luize Valente

As histórias de judeus perseguidos, vítimas do holocausto nazista, são temas de filmes, documentários e livros desde o final da Segunda Guerra Mundial. A cultura judaica é tão rica que influencia escritores em todo o mundo. Este é o mote do programa Trilha de Letras, que vai ao ar nesta terça-feira, dia 27, às 21h15, na TV Brasil. 

No programa, o apresentador Raphael Montes entrevista a escritora e jornalista Luize Valente, autora de livros de ficção com histórias sobre judeus. “Temos uma ligação forte com os cristãos novos, judeus convertidos à força na época da inquisição que vieram para o Brasil”, diz Luize Valente. Ela lembra que a presença judaica no Brasil é antiga. “No Brasil não tem tanto antissemitismo como na Europa”, observa. 

Em seu último livro, Sonata em Auschwitz, Luize parte de uma pesquisa histórica profunda para construir uma trama bem montada na época da Segunda Guerra.  A inspiração para o livro, conta Luize, veio quando ela conheceu uma sobrevivente de 101 anos de idade, que viveu em um  campo de concentração. 

Partindo da saga de um jovem oficial alemão para salvar da morte um bebê judeu nascido no campo de concentração de Auschwitz, a autora apresenta a jovem portuguesa Amália, que decide conhecer a verdade sobre suas origens, que o próprio pai renegou. Outro livro de Luize Valente que também tem como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial é Praça Antuérpia. 

Serviço:
Trilha de Letras – terça-feira, dia 27, às 21h15, na TV Brasil

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6818

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 26/02/2018 - 10:00 e atualizado em 26/02/2018 - 10:00

Últimas

O que vem por aí