Ponto Bola de Meia une crianças e idosos em projeto cultural

Viva Museu, na Paraíba, e Museu Casa do Pontal, no Rio, também são apresentados

Ponto Bola de Meia une crianças e idosos

O Cultura Ponto a Ponto desta quinta-feira (24) traz o Ponto de Cultura Bola de Meia, de São José dos Campos, interior São Paulo, o primeiro "pontinho" de cultura do Brasil. A Companhia Bola de Meia, fundadora do projeto, existe desde 1989 e realiza diversos espetáculos educativos em escolas da região. O trabalho é feito com crianças e idosos, e também desenvolve outras atividades, como oficinas de formação para educadores, oficinas de teatro para crianças, além de promover brincadeiras através do projeto Lugar de Brincar. O ponto também realiza o encontro de mestres em oficinas de memória e cultura popular.

O programa apresenta também o Viva Museu, o ponto de cultura da cidade de Areia, na Paraíba. A finalidade principal deste ponto é o fomento das ações de valorização do patrimônio cultural da cidade para que possa haver uma maior geração de empregos no ramo turístico e cultural. As ações iniciais do ponto estão voltadas para implementar as atividades nos museus existentes na cidade, como treinamento de meninos para serem guias locais, criação de hospedagens alternativas etc. O ponto também identificou a dança típica, extinta na região, e pretende revitalizá-la. A Nau Catarineta conta a história de um batalhão que perdeu-se no mar vindo de Portugal para o Brasil.

O último ponto a ser apresentado nesta quinta-feira é o Ponto de Cultura Museu Casa do Pontal, no Rio de Janeiro, que abriga uma das mais belas coleções de arte popular brasileira. Para divulgar o espaço e ajudar a difundir a cultura local, o ponto oferece visitas guiadas com contadores de histórias pelo museu. O programa acompanhou uma visita pelos corredores da bela casa e pelo jardim bem cuidado atrás do guia cantador. Além disso, o ponto também oferece seminários para formação de educadores e organiza eventos de arte e cultura para a população carioca.

Horário: Quintas, às 19h30.

Livre