Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Curta em Cena discute a representação da vida urbana

Atração da emissora pública mostra trechos de obras e propõe reflexão

A realidade das grandes cidades pauta o debate do programa Curta em Cena deste sábado (11), às 23h, na TV Brasil. A produção apresentada pela jornalista Tâmara Freire exibe trechos dos filmes "Pele 1 real", de Aline Guimarães e "Disforia urbana", de Lucas Simões. As obras abordam o ritmo frenético do cotidiano em duas capitais: Rio de Janeiro e Recife.

Com narrativas bem diferentes, os curtas propõem uma reflexão sobre a vida na metrópole. Para analisar a rotina nas entranhas dos centros urbanos, o programa traz os diretores dos curtas para uma entrevista com a apresentadora.

No primeiro bloco, para destacar a realidade estampada nas ruas do Rio de Janeiro, Tâmara Freire recebe no estúdio a cineasta Aline Guimarães, diretora do "Pele 1 real". A trama de ficção aborda os desafios dos vendedores ambulantes que enfrentam uma série de transtornos na capital fluminense.

A convidada explica a origem do seu curta. "O filme nasceu de um projeto de cinema social que se chama 'Cinema sem fronteiras'. A ação coletiva dos roteiristas com diretores é um modo mais artesão de fazer cinema", pontua.

Aline conta como se dá a produção cinematográfica de acordo com essa estratégia. " Vamos para os lugares que estão em risco por violência, baixo IDH, divisas e fronteiras e com ajuda das pessoas que moram, trabalham ou enfrentam a realidade local, a gente cria um recorte que transformamos em dramaturgia e fazer um produto audiovisual", conclui.

O segundo bloco do Curta em Cena apresenta uma entrevista com Lucas Simões, diretor do filme "Disforia urbana", um documentário que faz um recorte sobre a dinâmica cotidiana do Recife e seus habitantes. O cineasta conta sobre essa lógica dos ciclos diários de uma cidade grande.

"O curta surgiu a partir de uma relação de desconforto com a cidade. Elementos do dia a dia como o trânsito pesado, violência e poluição, segregação de espaços e o ritmo acelerado da cidade, tudo isso afeta negativamente o comportamento das pessoas", recorda o cineasta. "O curta é um recorte subjetivo sobre a solidão na cidade", avalia.

Sobre o programa

Programa voltado para as produções audiovisuais de duração reduzida, o Curta em Cena exibe semanalmente filmes que representam esse universo da sétima arte brasileira. Apresentada pela jornalista Tâmara Freire, a atração recebe diretores, produtores e especialistas para comentar os curtas. A proposta é agregar mais informação sobre o contexto da criação e da realização de cada obra.

Serviço
Curta em Cena – sábado, dia 11/8, às 23h, na TV Brasil

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6818

Ultimas

O que vem por aí