Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Violência no cinema

Filmes que retratam o lado obscuro nas grandes metrópoles brasileiras

Depois dos saudosos tempos dos finais felizes, o Curta TV deste domingo mostra o oposto dos contos de fada hollywoodianos, com filmes que retratam o lado obscuro e a realidade nua e crua da violência nas grandes metrópoles brasileiras.

Um dos festivais que trabalha nesta linha é o Entretodos – Festival de Curtas-Metragens de Direitos Humanos, que, indo além de fazer um esboço da difícil realidade, tem como diferencial apontar alternativas mais tolerantes e pacíficas.

A apresentadora Renata Boldrini
A apresentadora Renata Boldrini, por divulgação - Curta TV

O evento acontece em 31 regiões metropolitanas de São Paulo e é realizado em parceria com núcleos de direitos humanos das cidades onde é apresentado, como explica, ao programa, Francisco Cesar Filho, um dos organizadores da mostra.

Quem também está nesta edição é Marcelo Pedroso, diretor do filme Câmara escura, que analisa a reclusão social vivida por pessoas que temem a violência urbana. Para gravar o curta, ele fez uma experiência interessante: a equipe de filmagem colocou uma câmera na porta de diversas casas, com o objetivo de capturar a reação dos moradores assim que notassem a presença do objeto. O resultado da empreitada foram rostos desconfiados, curiosos e nada amistosos.

No último bloco, o programa exibe, na íntegra, o curta Sitiados, de Marcello Quintella e Boynard. Exibido em diversos festivais do Brasil e do mundo, ele traz no elenco os atores Babu Santana e Milhem Cortaz.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 21/04/2013 - 00:30

Últimas

O que vem por aí