Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cinema Fora do Eixo

A produção fora dos grandes centros

Curta TV

No AR em 29/06/2015 - 05:00

Renata Boldrini apresenta o Curta TVO Curta TV deste domingo faz uma viagem pelo audiovisual realizado fora dos grandes centros de produção de curtas no Brasil. A equipe de reportagem conversou com diretores de norte a sul do país para saber quais são os desafios para quem faz filmes onde ainda não há uma tradição cinematográfica. É o caso do alagoano Rafael Barbosa, diretor do curta KM58, que fez parte da mostra competitiva do CINEPE em 2012. O filme fala da peregrinação solitária de um homem que leva um segredo na mala de seu carro.

Outro filme fora do eixo que ganha destaque nesta edição do programa é As Folhas, do paraibano Deleon Souto. O diretor contou com a ajuda dos amigos para rodar o curta, que narra a vida solitária de um menino em meio a lembranças que tem do pai e da mãe.

Partindo para o sul, a produção encontrou o filme Dicionário, do catarinense Ricardo Weschenfelder, que fala sobre a história do filme, que brinca com os mistérios de uma biblioteca durante a madrugada. Já no centro-oeste é a vez de Depois da Queda, do mato-grossense Bruno Bini. O curta também participou da mostra competitiva CINEPE 2012 e saiu com os prêmios de melhor montagem e melhor curta, segundo o júri popular, além de ter conquistado uma série de prêmios no Festival de Cinema de Cuiabá.

No quadro Histórias de Cinema, o diretor Joel Pizzini fala de sua trajetória desde que saiu do Mato Grosso do Sul e ganhou o mundo com mais de vinte trabalhos entre curtas e longas-metragens premiados, além de uma série de videoinstalações. Recentemente, inclusive, ele venceu o festival É Tudo Verdade com o documentário Mister Sganzerla.

No segundo bloco, o programa exibe o filme Ela Veio Me Ver, do diretor sul mato-grossense Essi Rafael. O filme fala das questões e dos amores que movimentam o universo adolescente. Antes da exibição, o diretor fala um pouco sobre a obra, exibida na Mostra de Tiradentes e em festivais internacionais.




Criado em 26/02/2013 - 16:17 e atualizado em 26/02/2013 - 16:17

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí