Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O Cinema e o Sertão

Curta TV faz um apanhado de filmes da nova geração que têm o sertão

Curta TV

No AR em 17/08/2015 - 05:00

Renata BoldriniO sertão brasileiro ― tão bem representado nos clássicos literários Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa ― é um ambiente  explorado com frequência na tela grande, desde o Cinema Novo de Glauber Rocha.  Por isto, ele é o tema do Curta TV desta semana, que mostra filmes da nova geração. Um deles é Púrpura, de Tavinho Teixeira, que parte de uma casa em chamas em um vilarejo paraibano devastado pela peste. O diretor conversa sobre o curta, rodado em Sapé, cidade natal do poeta Augusto dos Anjos, na Zona da Mata Paraibana.

Já a diretora Iziane Mascarenhas rodou o premiado Querença em Quixeramobim, no sertão pernambucano. Baseado em fatos reais, o filme mostra uma mulher que decide construir a vida como cangaceira e acaba cometendo uma traição.

Esta edição ainda traz o Festival Sertão Itaparica Mundo, que acontece há três anos em Floresta, no interior de Pernambuco. O evento conta com uma série de shows de dança e música, além da Mostra Nacional Curta Sertão.

No segundo bloco,o filme O som do tempo, de Petrus Cariry, é exibido na íntegra. O curta revela, sem qualquer diálogo, o abismo que separa o interior do Brasil dos cenários urbanos.

 




 

Apresentação: Renata Boldrini

 

Criado em 06/05/2013 - 15:58 e atualizado em 06/05/2013 - 15:59

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí