Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estandartes do Samba

O trabalho das carnavalescas, passistas e porta-bandeiras

Damas do Samba

No AR em 25/11/2018 - 18:30

Terceiro episódio da série Damas do Samba, faz uma reflexão sobre o processo de profissionalização do samba com as escolas e o carnaval espetáculo.

Criadoras
Carnavalescas, aderecistas, bordadeiras... Vamos mostrar as várias facetas das mulheres que trabalham nos bastidores dos desfiles de carnaval, que passam dias nos barracões trabalhando para o sucesso do desfile, seja na concepção criativa da idéia, seja como operárias do samba. Grandes carnavalescas como Márcia Lage e Rosa Magalhães vão contar um pouco sobre o processo de criação. E chefes de Barracão das escolas como Gloria Carneiro e Alessandra Reis vão mostrar o exaustivo dia-a-dia de trabalho.

Porta-bandeiras
A porta-bandeira remete à nobreza do século XVIII, porém com o exagero dos enfeites. Durante os desfiles das escolas de sambas, elas fazem uma apresentação especial para os jurados. Devem bailar suavemente ao ritmo do samba, fazendo os passos considerados obrigatórios, como giros e meias-voltas. Além desses, o casal é avaliado pela harmonia entre ambos, a integração dos passos, o cortejo do homem, a proteção e cortesia que dá à sua dama e à bandeira da agremiação – que representa todo o pavilhão da escola de samba. Conversaremos com grandes nomes dos desfiles, como Vilma Nascimento, Gleice Simpatia e Lucinha Nobre.

Passistas
Os passistas sempre foram os grandes ícones do Carnaval. Cada ala de passista tem aproximadamente 50 componentes e são eles os encarregados de mostrar a arte da dança. Passista é símbolo da alegria que envolve o Carnaval e potencializa o significado do samba. São ao mesmo tempo estrelas e coadjuvantes. As mulatas passistas sempre representaram a beleza do samba no corpo e, mais especificamente, nos pés. Mas a série vai prestar uma homenagem às eternas passistas: Pinah Ayoub, Nanana da Mangueira e Nilce Fran, mulheres que foram além dos passos de carnaval.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 19/11/2018 - 16:05

Últimas

O que vem por aí