Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Alberto Cavalcanti

Trinta anos sem um dos maiores cineastas brasileiros

De Lá Pra Cá

No AR em 12/08/2012 - 21:00

Vera e Ancelmo, apresentadores do programaAlberto Cavalcanti é um dos maiores cineastas brasileiros de todos os tempos. É também o diretor nacional mais conhecido no exterior. Durante 60 anos, o cineasta dirigiu e produziu mais de 120 filmes em países como França, Inglaterra, Itália e Alemanha. Trabalhou também nos Estados Unidos e em Israel. Em Paris, na década de 1920, ele viveu e participou dos Movimentos de Vanguarda que transformaram as artes para sempre.

Alberto Cavalcanti foi um dos principais precursores do Realismo e do Naturalismo no cinema. Fez uma obra política, preocupada com abordagens de cunho social. Denunciou injustiças, desigualdades, desilusões e as frustrações do ser humano. No Brasil, Alberto Cavalcanti realizou apenas seis filmes: três como diretor; três como produtor. Trabalhou nos estúdios da Vera Cruz, na segunda metade da década de 1940 e foi decisivo para a profissionalização e para o salto qualitativo que o cinema nacional deu a partir de então.

Neste programa, Ancelmo Gois e Vera Barroso recebem a professora de cinema da PUC, Claudia Chaves, o crítico de cinema Pedro Butcher, o autor do livro “ Alberto Cavalcanti, o cineasta do mundo”, Sergio Caldieri, e a jornalista e autora da tese de doutorado pela USP “O estrangeiro Alberto Cavalcanti e a ficção do Brasil”, Norma Couri.





Criado em 07/08/2012 - 19:39 e atualizado em 04/09/2012 - 11:38

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí