Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Carlos Castello Branco: 20 anos sem o maior repórter político brasileiro

Colegas de profissão relembram a trajetória de Castelinho

De Lá Pra Cá

No AR em 12/12/2013 - 22:00

O jornalista Alberto Dines conversa com Vera Barroso sobre CastelinhoO De Lá Pra Cá desta semana celebra o maior repórter político que o Brasil já teve: Carlos Castello Branco. E para falar da vida desse piauisense de Teresina, chamado por todos de Castelinho, Vera Barroso entrevista os jornalistas Alberto Dines, Carlos Chagas e Franklin Martins, além da também jornalista e ministra-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Helena Chagas.

Castelinho soube como ninguém interpretar os bastidores do poder e explicar o país. Presenciou a agonia de duas ditaduras, a do Estado Novo e a dos militares. Testemunhou as esperanças de dois períodos de redemocratização e foi o jornalista de três constituintes: 1946; 1967 e 1988. Treze presidentes da república passaram por sua vida profisssonal. Conheceu de perto algumas tragédias e as farças da história dio Brasil: o suicídio de Vargas e a renúncia de Jânio quadros. A deposição de João Goulart, pelas armas, e o impeachment de Fernando Collor, acusado de corrupção.

Durante 31 anos, Castelinho manteve no Jornal do Brasil a coluna política mais lida da imprensa brasileira, até hoje um marco do jornalismo político. Seu acervo encontra-se no Arquivo-Museu de Literatura Brasileira da Fundação Casa de Rui Barbosa.

Neste De Lá Pra Cá, a história do jornalista Carlos Castello Branco, o Castelinho.

Programa exibido originalmente em 14 de novembro de 2013. Reprise em 12 de dezembro de 2013.




Criado em 04/11/2013 - 14:44 e atualizado em 12/12/2013 - 11:01

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí