Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dez anos sem o cineasta Walter Hugo Khouri

Programa destaca as duas fases da produção do cineasta: a dos filmes

De Lá Pra Cá

No AR em 28/11/2013 - 22:00


Vera Barroso comanda o De lá pra cáWalter Hugo Khouri escreveu e dirigiu 25 filmes ao longo de 50 anos de carreira. Ele é conhecido por um estilo muito pessoal de filmar, pela densidade e conteúdo poético de muitos de seus filmes. Para falar do trabalho de Khouri, Vera Barroso entrevista o conservador-chefe da cinemateca do MAM, Hernani Heffner, o professor e pesquisador Renato Pucci, e o crítico de cinema Rubens Ewald Filho.

A obra de Khouri pode ser dividida em duas partes. A primeira fase se deu entre as décadas de 1950 e 1960. Ele fez filmes de arte, que falavam da angustia existencial das pessoas que viviam nos grandes centros urbanos, em especial a cidade de São Paulo, onde ele viveu e trabalhou a vida toda. Khouri fez um cinema intimista, muito ifluenciado por Bergman e Antonioni. Apesar da boa qualidade, foi criticado por criar um arte inspirada em moldes europeus, distante da estética revolucionária e terceiro mundista defendida pelo pessoal do Cinema Novo.

A segunda fase do cinema de Khouri, a que ele dirigiu na década de 1970, é composta de produções de baixo orçamento e com gosto muito duvidoso. Khouri foi um dos diretores que mais dirigiu pornochanchadas no Brasil. Críticas à parte, a verdade é que na década de 1970, o cinema brasileiro viveu um de seus piores momentos, tanto pela censura imposta pela ditadura, quanto pela dependência de verbas públicas para suas produções. Mas isso não desmerece em nada o cineasta Walter Hugo Khouri, personagem de hoje do De lá pra cá.

Programa exibido originalmente em 31 de outubro de 2013.

 


 

 




Criado em 22/10/2013 - 13:49 e atualizado em 25/11/2013 - 16:16

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí