Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Emilinha Borba: 90 anos de nascimento

Homenagem à eterna rainha da Era de Ouro do Rádio

De Lá Pra Cá

No AR em 30/01/2014 - 22:00

O pesquisador de MPB Ricardo Cravo Albin e Vera BarrosoO De lá pra cá desta semana homenageia um dos ícones da Era de Ouro do Rádio no Brasil: a cantora Emilinha Borba. Para falar da trajetória dessa diva que se consagrou como uma das rainhas do rádio entre as décadas de 1930 e 1950, Vera Barroso entrevista o presidente do fã clube de Emilinha Borba, Mário Marinho e o musicólogo e pesquisador da Música Popular Brasileira Ricardo Cravo Albin.

Emilinha Borba garvou 117 discos em quase 60 anos de carreira. Cantou sambas-canções, rumbas, boleros e marchinhas de carnaval, muitas das quais eternizadas por causa de suas interpretações. Durante 17 dos 27 anos em que esteve na Rádio Nacional, nenhum outro artista recebeu mais cartas dos fãs do que Emilinha.

Conhecida também como "a favorita da Marinha", Emilinha disputou com Marlene, durante os chamados anos dourados do rádio, o título de cantora mais querida do grande público. Mas apesar da rivaliadde entre as estrelas, em grande parte alimentada por interesses comerciais de patrocinadores, Emilinha e Marlene foram parceiras em muitas canções.

Além de cantora consagrada, Emilinha também atuou em filmes famosos, a maioria deles porduzidos pela Atlântida, o maior estúdio de cinema brasileiro. Emilinha Borba, a rainha do rádio, no De lá pra cá.




Criado em 12/08/2013 - 14:21 e atualizado em 07/10/2013 - 17:40

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí