Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Floresta da Tijuca

A história e a importância cultural dessa área verde do Rio

De Lá Pra Cá

No AR em 17/06/2012 - 21:00

Ancelmo GoisO De Lá Pra Cá vai destaca a Floresta da Tijuca. No programa, o historiador José Augusto de Pádua fala do encantamento que a Floresta exercia sobre os artistas e estrangeiros que visitaram a mata. Já a museóloga, coordenadora da Associação de Cultura do Parque Nacional e autora dos textos do livro Parque Nacional da Tijuca - uma floresta na metrópole, Ana Cristina Vieira, relembra a história carioca, a expansão cafeeira pelos morros e encostas da cidade. E explica, ainda, o impacto ambiental causado na época. Quem fala dos principais pontos turísticos da Floresta é o guia do Parque Nacional, Thiago Haussing.

O Parque Nacional da Tijuca ocupa uma área de 3.200 hectares. Muitos pensam que o local é a maior floresta urbana do mundo. Mas o Parque da Pedra Branca - localizado também no Rio - e a Serra da Cantareira, na periferia de São Paulo, são maiores.

Mas, nenhum dos dois tem a importância histórica e cultural que a Tijuca tem para os cariocas. Outro fato desconhecido é que a maior parte dessas matas não é original, mas sim replantada. Trata-se do primeiro trabalho de reflorestamento em região tropical e foi determinado por Dom Pedro II, há 150 anos. O objetivo era acabar com a seca provocada pelas plantações de café que invadiram a cidade, então capital do Império.






Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 12/06/2012 - 14:01 e atualizado em 03/04/2013 - 17:16

Últimas

O que vem por aí