Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Haroldo de Campos é o homenageado deste De lá pra cá

Poeta, crítico e tradutor, ele foi um dos inventores da poesia

De Lá Pra Cá

No AR em 16/01/2014 - 22:00

O poeta Haroldo de CamposO poeta, crítico e tradutor Haroldo de Campos é um dos grandes nomes da literatura brasileria da segunda metade do século XX. E é sobre ele que Vera Barroso conversa com os professores Omar Khouri, Gilberto Mendonça Teles e Antonio Miranda, e também com a pesquisadora Lucia Santaella.

Haroldo de Campos foi um dos inventores da poesia concreta, um movimento de vanguarda que mudou a forma de escrever e de ler poemas. A poesia concreta aboliu o verso e valorizou a exploração sonora, visual e semântica da palavra. Deu importância aos espaços gráficos em que os poemas eram escritos e incorporou aspectos geométricos das artes plásticas à literatura.

A poética que Haroldo de Campos ajudou a criar ganhou o mundo e virou tema de discussões acaloradas entre escritores. A poesia concreta é da mesma época do Cinema Novo, da Bossa Nova e da construção de Brasília. Foi um momento único na História do Brasil, que mudou radicalmente o país. Haroldo de Campos, o poeta concreto, no De lá pra cá.

 




Criado em 07/01/2014 - 16:44 e atualizado em 21/01/2014 - 16:39

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí