Horácio de Mattos

130 anos de nascimento do último coronel do Brasil

De Lá pra Cá: Horácio de Mattos

O cenário político do Brasil durante a República Velha foi dominado pelos coronéis, chefes políticos do interior do país, que controlaram a vida pública por várias décadas. Em seus vastos domínios, eles eram a lei e a autoridade máxima. Jamais eram contestados. Um dos coronéis mais famosos de todos os tempos foi Horácio de Mattos.

Ele nasceu na Chapada Diamantina, no interior da Bahia, e ficou famoso pelas muitas guerras que venceu contra outros coronéis, contra a Coluna Prestes e até mesmo contra o Governo Federal.

Horácio de Mattos foi tão poderoso que, num dado momento, chegou a controlar um território tão grande que era visto como um estado dentro do estado da Bahia. Mas, apesar de tanto poder, Horácio de Mattos acabou assassinado em 1931, quando passeava tranquilamente pelas ruas de Salvador, de mãos dadas com uma de suas filhas.

O De lá Pra Cá vai lembrar os 130 anos de nascimento do último coronel do Brasil, Horácio de Mattos. Participam do programa, o escritor Orlando Senna, o professor e Secretário de Turismo e Cultura de Lençóis Delmar Araújo, o autor do documentário "Horácio de Mattos, um coronel entre dois mundos" Valber Carvalho e a historiadora Dulce Pandolfi.