Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Itamar Assumpção: dez anos sem a principal figura da chamada Vanguarda Paulista

Músico morreu cedo e sem o reconhecimento do grande público

De Lá Pra Cá

No AR em 05/12/2013 - 22:00


A cantora Zelia Duncan conversa com Vera Barroso sobre o músico Itamar AssumpçãoEm meados da década de 1970 surgiu no Brasil uma nova geração de músicos que ocupou o vácuo deixado pelo fim da Bossa Nova e da Tropicália. Muitos ganharam fama de artista independente. Outros foram taxados de malditos por causa da complexidade do que compuham, de difícil compreenção para o grande público. Eles não tinham a menor preocupação em agradar as gravadoras. Entre esses artistas independetentes, com fama de maldito, estava o poeta, compositor e instrumentista Itamar Assumpção. Para destacar a obra do músico, falecido há dez anos, Vera Barroso conversa neste De Lá Pra Cá com a poeta e compositora Alice Ruiz, o músico e produtor Paulo Lepetit, o músico Luiz Chagas e a cantora Zélia Duncan.

Itamar Assumpção não gostava da reputação de maldito. Dizia que era um revolucionário, um artista que não faria conceções comerciais à arte. Ele foi, ao lado de Arrigo Barnabé, a principal figura da chamada Vanguarda Paulista, um movimento artístico, com inspirações na contracultura, que propunha rupturas e inovações. O epicentro desse movimento foi o Teatro Lira Paulistana, que ficava na praça Benedito Calixto, no bairro de Pinheiros. Apesar do grande impacto que causou, o experimentalismo da Vanguarada Paulista durou menos de uma década e ficou restrito a um público muito específico, formado em sua grande maioria por intelectuais e estudantes.

Itamar Assumpção morreu cedo, aos 51 anos, e mesmo não tendo ganhado o reconhecimento que merecia por parte do grande público, influenciou vários músicos que hoje fazem muito  sucesso. E o seu trabalho passou a ser cultuado pelas novas gerações de compositores. Itamar Assumpção, vida e obra, no De lá pra cá.

Programa exibido originalmente em 7 de novembro de 2013.



 



 

 




Criado em 29/10/2013 - 13:56 e atualizado em 25/11/2013 - 16:36

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí