Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Joaquim Pedro de Andrade

Obra do cineasta, que foi ícone do Cinema Novo, é o tema da conversa

De Lá Pra Cá

No AR em 13/05/2012 - 21:00

Luiz Carlos BarretoOs cineastas Luiz Carlos Barreto (foto ao lado) e Eduardo Escorel conversam com Ancelmo Gois e Vera Barroso sobre a obra de.Joaquim Pedro de Andrade, que foi um dos maiores cineastas brasileiros. Também participa do bate-papo a professora da UFRJ e autora do livro “Joaquim Pedro de Andrade: A Revolução Intimista”, Ivana Bentes. e o professor e o crítico de cinema José Carlos Avellar.

Joaquim 
pertenceu à geração que criou o Cinema Novo. Ao longo de sua carreira fez quatorze filmes, todos com temas ligados à história e à cultura brasileira. Muitos desses filmes foram adaptados a partir de livros de nossa melhor literatura, alguns com forte conteúdo político.

O filme mais conhecido do cineasta é Macunaíma, adaptação da obra de Mário de Andrade, assistido por dois milhões de pessoas e detentor de inúmeros prêmios. Joaquim Pedro morreu jovem, aos 56 anos, cheio de planos: queria filmar "Casa Grande e Senzala", de Gilberto Freyre, em mais uma tentativa de entender e explicar o Brasil.




Apresentação: Ancelmo Gois e Vera Barroso

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 08/05/2012 - 12:29 e atualizado em 25/05/2012 - 14:06

Últimas

O que vem por aí