Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Meio século sem Lamartine Babo

Rei das marchinhas de carnaval, ele também compôs os hinos de quase

De Lá Pra Cá

No AR em 13/02/2014 - 22:00

Nina Becker e Vera BarrosoO De lá pra cá desta semana reexibe a homenagem ao compositor, cantor, jornalista, humorista, produtor musical e apresentador de rádio Lamartine Babo. Para contar a história desse gênio do carnaval, autor de sucessos que se imortalizaram ao longo do tempo, como  "O Teu Cabelo Não Nega" e " Linda Morena", Vera Barroso conversa com o jornalista João Máximo,  com o cantor, jornalista e pesquisador Pedro Paulo Malta e com a cantora Nina Becker, que fez um show em homenagem a Lamartine.

O programa vai contar que Lamartine foi uma das pessoas mais conhecidas no meio artístico brasileiro na primeira metade do século passado. Ele imortalizou-se pelas marchinhas de carnaval, tornando-se conhecido nacionalmente como o rei do carnaval. Mas também foi autor de inúmeros sambas-canção e dos hinos de futebol dos clubes do Rio de Janeiro.  Fez uma obra-prima para cada clube cariocas. Torcedor fanático do América, Lamartine protagonizou cenas memoráveis, como o desfile em carro aberto pelas ruas do centro do Rio, fantasiado de diabo, comemorando o último campeonato do clube, em 1960.

A música de Lamartine é cantada e ouvida até hoje, as melodias de sua autoria são repetidas em festas juninas, bailes de carnaval e rodas de samba, tendo sido completamente incorporadas ao domínio público. O repertório é desses que se associa em elevador, se sampleia em jingles publicitários e se batuca involuntariamente. Lamartine Babo é uma dessas pessoas que ajudou a formar a ideia e a imagem do Rio de Janeiro e do Brasil no século XX.

O amigo João de Barro, o Braguinha, dizia que o carnaval está dividido em duas fases: antes e depois de Lamartine. Não foi à toa que, em 1981, a escola de samba carioca Imperatriz Leopoldinense conquistou seu primeiro bicampeonato com o enredo "O teu cabelo não nega", de Arlindo Rodrigues, uma comovente e divertida homenagem ao compositor.

Lamartine Babo, vida e obra no De lá pra cá.


 




Criado em 25/06/2013 - 11:09 e atualizado em 29/01/2014 - 14:54

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí