Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Primeiro desfile das Escolas de Samba

"Deixa Falar" é a pioneira do carnaval carioca

De Lá Pra Cá

No AR em 19/02/2012 - 21:00

Ismael Silva

A aparição das escolas de samba está ligada à história do Carnaval carioca e ao surgimento do samba como hoje ele é. Foram os sambistas do Estácio, um bairro vizinho ao porto do Rio de Janeiro, que fundaram a primeira escola de samba, em 1928, a Deixa Falar. A ideia foi de Ismael Silva, que queria um bloco carnavalesco diferente, em que os participantes pudessem dançar e, ao mesmo tempo, evoluir ao ritmo do samba.

 

No início, as escolas de samba não eram chamadas de escola, apesar de seus criadores assim a designarem. Elas eram tratadas pela população e pela imprensa como blocos de Carnaval. O termo escola só começou mesmo a ser empregado a partir de 1932, quando aconteceu o primeiro desfile oficial de escolas de samba do Rio de Janeiro. Ele foi vencido pela Mangueira, uma das primeiras escolas de samba a ser fundada.

 

 

O De Lá pra Cá deste domingo (19) vai mostrar como foi o primeiro desfile de escolas de samba da história. E também como esses desfiles evoluíram nestes 80 anos. Participam do programa as historiadoras Rosa Maria Araújo e Raquel Valença, a carnavalesca Rosa Magalhães e o pesquisador de Carnaval brasileiro Hiran Araújo.

 

 

 

 

 

Criado em 20/02/2012 - 00:00 e atualizado em 26/06/2012 - 17:20

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí