Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

São Vicente, a primeira cidade brasileira

Programa relembra a fundação da cidade que marcou o início da

De Lá Pra Cá

No AR em 01/04/2012 - 21:00

De Lá Pra Cá: Fundação da Vila de São Vicente, por Benedito Calixto

No De Lá Pra Cá deste domingo, dia 1 de abril, às 18h, a história da fundação de São Vicente e o início da colonização do Brasil.

Desde 1502, o nome da cidade de São Vicente, no litoral de São Paulo, aparece nos mapas do Brasil e consta nos registros de Américo Vespúcio, que, dez anos antes, viajara na expedição de Cristóvão Colombo, descobridor da América.

Não se pode dizer com exata precisão quando os primeiros portugueses se estabeleceram em São Vicente. O que se sabe, com certeza, é que foi Martim Afonso de Souza quem fundou a cidade em 1532, a mando do Rei de Portugal, Dom João III.

Mapa da Capitania de São Vicente - Século XVII

O rei queria começar de fato a colonização do Brasil, a fim de não perdê-lo para os franceses. Para isso dividiu as terras descobertas por Cabral, trinta anos antes, em capitanias hereditárias. São Vicente é a primeira cidade do Brasil, marco de nossa colonização, ponto de partida dos bandeirantes que desbravaram os sertões e aumentaram o território do Brasil.

Participam deste programa: o doutor em História do Brasil e coordenador da Pós-Graduação de História Social da UFRJ, Antonio Carlos Jucá Sampaio, o diretor geral do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro e professor da UFF, Paulo Knauss, e o historiador da Prefeitura de São Vicente e coordenador da Casa Martim Afonso, Marcos Braga.

Apresentação: Vera Barroso e Ancelmo Gois

Horário: 18h

 

 




Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.

Criado em 01/04/2012 - 22:00 e atualizado em 27/06/2012 - 18:52

Ultimas

O que vem por aí