Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sessenta anos sem Graciliano Ramos

Escritor é o principal autor da segunda fase do movimento modernista

De Lá Pra Cá

No AR em 24/10/2013 - 22:00


O crítico literário Silviano Santiago é entrevistado por Vera BarrosoNeste De lá pra cá inédito, o homenageado é Graciliano Ramos. Para falar da obra desse que é um dos escritores mais importantes da literatura brasileria, Vera Barroso conversa com os professores e escritores Dênis de Moraes e Georgina Martins, e com o escritor e crítico literário Silviano Santiago.

Graciliano Ramos
é o principal autor da segunda fase do movimento modernista, a chamada geração regionalista de 1930, formada por um grupo que reuniu nomes importantes, como os de José Lins do Rego, Rachel de Queiroz, Jorge Amado e Érico Veríssimo, entre outros.

Os livros de Graciliano revelam uma prosa concisa, dramática e elegante. Ele foi um trabalhador incansável da palavra. Escrevia e reescrevia de forma incessante até retirar do texto tudo aquilo que considerasse excessivo. Nenhum outro escritor brasileiro conseguiu o poder de síntese de Graciliano. Era chamado de Mestre Graça por seus admiradores. E são muitos, até hoje.

Graciliano publicou 16 livros, entre contos, romances, memórias e crônicas. Passados exatos 60 anos da morte de Graciliano, os livros que escreveu permanecem atuais. Esses livros são fundamentais para aqueles querem entender e explicar o Brasil, como atestam "Vidas Secas", que narra o drama dos retirantes, e "Memórias do Cárcere", sobre os horrores das prisões brasilerias.Neste De lá pra cá, Graciliano Ramos, vida de obra.




Criado em 14/10/2013 - 15:14 e atualizado em 04/11/2013 - 19:08

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí