Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Victor Meirelles: vida e obra

Hoje às 20h na TV Brasil o De Lá Pra Cá resgata na História, a vida e a obra de Victor Meirelles. Nascido em Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis, no dia 18 de agosto de 1832, Victor Meirelles começou cedo sua trajetória artística, desenhando paisagens da cidade onde nasceu. No ano de 1847, mudou para o Rio de Janeiro e se matriculou na Academia Imperial de Belas Artes, onde em 1849, iniciou o curso de pintura histórica.  Aos vinte anos de idade, Victor Meirelles ganhou o Prêmio Especial de Viagem à Europa, da Academia Imperial de Belas Artes. Nos anos em que viveu na Europa, pintou um dos quadros mais importantes “A Primeira Missa no Brasil” de 1860 que ficou exposta no Salão de Paris. A obra compõe atualmente o acervo do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro. É importante destacar a popularidade da tela “A Primeira Missa no Brasil”. Livros, selos, estampas e notas de dinheiro reproduziram a tela. Considerado um dos nomes mais importantes do Romantismo brasileiro, Victor Meirelles consegue afirmar no campos pictórico, o registro das cidades, da sociedade e das guerras ocorridas no Brasil. Participam da conversa a museóloga e diretora do Museu Nacional de Belas Artes Monica Xexeo, o crítico e historiador de arte Carlos Roberto Maciel Levy e o professor e crítico de arte Geraldo Edson de Andrade e a professora da Escola de Belas Artes da UFRJ Sônia Gomes.

 

"Parece-nos não haver dúvida alguma de que Victor Meirelles usou então a arte como auxiliar de educação, procurando chamar, atrair à sua exposição, os escolares, para que esses aí recebessem conhecimentos novos. (...) consideramos 'Victor Meirelles o precursor da utilização da arte como fator educativo entre nós', isto é, aquele que, dentre nossos patrícios, primeiro teve a idéia de empregar a arte como meio de divulgação e de complemento da educação".

Elza Ramos Peixoto

ROSA, Angelo de Proença; MELLO JÚNIOR, Donato; PEIXOTO, Elza Ramos; SOUZA, Sara Regina Silveira de. Victor Meirelles de Lima: 1832-1903. Rio de Janeiro, Pinakotheke, 1982.

 

Rua João Pinto, antiga rua Augusta em Desterro, 1851. Acervo Museu Nacional de Belas Artes.

 

Imagens extraídas do livro "Victor Meirelles: Novas Leituras"  publicado pela Studio Nobel

 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 20/12/2012 - 16:52 e atualizado em 20/12/2012 - 16:53

Últimas

O que vem por aí