Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Como preservar o patrimônio cultural sem engessar as cidades?

Especialistas debatem patrimônio e desenvolvimento urbano

Diálogo Brasil

No AR em 29/05/2017 - 22:00

“Uma cidade histórica não é um presépio, uma Disneylândia, um cenário de Hollywood”. A frase é da historiadora e presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, convidada deste Diálogo Brasil. No programa, ela e a arquiteta e diretora do Departamento de Planejamento e Gestão Urbana do Ministério das Cidades, Diana Meirelles da Motta, debatem os desafios de conciliar a preservação do patrimônio cultural com o desenvolvimento urbano. 

Para Diana, “não há cidade viva, dinâmica, sem pessoas”. Ela defende a necessidade de atualizar as leis e promover parcerias entre agentes públicos e privados para garantir a preservação sem engessar as cidades. Segundo Kátia Bogéa, as regras são claras, mas a maioria das prefeituras brasileiras nem sequer conta com departamentos de patrimônio e é preciso investir em capacitação técnica. 

Diálogo Brasil recebe Kátia Bogéa, presidente do Iphan, e Diana Meirelles, do Ministério das Cidades
Diálogo Brasil recebe Kátia Bogéa, presidente do Iphan, e Diana Meirelles, do Ministério das Cidades - TV Brasil

A presidente do Iphan critica a má-fé de empreendedores que ignoram tombamentos, não consultam a autarquia federal e fazem projetos fora do padrão. Também participam do programa, com depoimentos, duas ex-presidentes do Iphan: as arquitetas Maria Elisa Costa, filha do autor do projeto urbanístico de Brasília, Lucio Costa; e Jurema Machado, que foi coordenadora de cultura da Unesco no Brasil, organização das Nações Unidas para educação, ciência e cultura. 

O Diálogo Brasil ainda ouve o arquiteto e professor de projetos da Universidade de Brasília (UnB) Cláudio Villar de Queiroz e exibe pequenas reportagens sobre o tema e a situação de casarões antigos que estão desabando em Salvador, a capital da Bahia. O programa vai ao ar sempre às segundas-feiras, às 22h, pela TV Brasil. 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 26/05/2017 - 14:45

Últimas

O que vem por aí