Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Diálogo Brasil debate o PDV do governo federal 

Programa também analisa redução de jornada e licença não-remunerada 

Diálogo Brasil

No AR em 07/08/2017 - 22:00

A regulamentação do Programa de Desligamento Voluntário (PDV) e de outros incentivos oferecidos a servidores da administração pública direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Federal deve sair em até duas semanas. A informação é do assessor especial do Ministério do Planejamento Arnaldo Lima Júnior em entrevista ao Diálogo Brasil. Para ajudar o servidor público a decidir se vale a pena aderir ao PDV, à jornada de trabalho reduzida ou à licença incentivada sem remuneração, também participa do programa a planejadora financeira Gabriela Vale.

Arnaldo Lima explica que a redução de custos é efeito colateral, não o objetivo das medidas, segundo ele, voltadas para o aumento da produtividade na máquina pública, ao abrir oportunidade para pessoas insatisfeitas buscarem outras alternativas. Tampouco ele considera o PDV, que acabou ganhando mais destaque, o instrumento principal do pacote. Na expectativa dele, a redução da jornada é que deve ter maior adesão. O assessor observa, ainda, que os incentivos podem ser complementares. O servidor que tiver interesse em mudar de ramo, por exemplo, pode reduzir o tempo de trabalho para investir em outra atividade; licenciar-se, caso constate estar no caminho certo e precise de tempo para se consolidar; e, enfim, solicitar o desligamento quando entender ser a hora.

Especialistas debatem o PDV do governo federal no Diálogo Brasil
Especialistas debatem o PDV do governo federal no Diálogo Brasil - Divulgação

Gabriela Vale recomenda aos candidatos a quaisquer das medidas propostas terem em vista, mais do que a questão financeira, o objetivo de vida. A insatisfação no trabalho pode ser um bom motivo, lembra, mas é preciso entender as regras e pôr as contas no papel antes da tomada de decisão. Segundo a planejadora financeira, é sempre recomendável conversar com a família, amigos e especialistas. Assim como Arnaldo Lima, ela acha que a redução da jornada pode ser um passo inicial, como oportunidade para estudar, tentar um novo negócio ou mudar de emprego.           

O programa também mostra o relato de uma ex-servidora pública que aderiu ao PDV do governo Collor, se arrependeu e até hoje, mais de 20 anos depois, luta pela reintegração. Participam ainda, com depoimentos em vídeo, dirigentes de três entidades sindicais ligadas aos servidores públicos federais, além do pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Antonio Lassance.

O Diálogo Brasil vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, pela TV Brasil. 

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 07/08/2017 - 10:30

Últimas

O que vem por aí