Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Diálogo Brasil debate a doação de órgãos no país

Setembro Verde busca conscientizar a população para a questão

Diálogo Brasil

No AR em 18/09/2017 - 22:00

O Brasil tem o maior sistema público de transplantes de órgãos do mundo, só faz menos cirurgias desse gênero do que os Estados Unidos, mas a fila de pacientes à espera tem mais de 30 mil pessoas e pode demorar até cinco anos. Apesar de o número de doadores estar em ascensão, a campanha Setembro Verde busca conscientizar a população a doar mais órgãos. O Diálogo Brasil debate o assunto nesta edição.

Participam do programa a coordenadora-geral do Sistema Nacional de Transplantes, Rosana Reis Nothen, e o nefrologista-chefe do transplante renal do Hospital Universitário de Brasília (HUB), Giuseppe Cesare Gatto. Ambos destacam o momento delicado em que a oportunidade de doar órgãos é oferecida a uma família que tem alguém com morte encefálica declarada. Os dois também reafirmam a segurança do protocolo adotado no país para constatar com absoluta certeza quando o quadro não tem possibilidade de reversão. O diagnóstico precisa ser dado por dois médicos, após exames clínicos e de imagem, e documentado para consulta futura.     

Também a doação em vida - permitida no caso de órgãos como pulmão, rim, parte do fígado e medula óssea - é abordada no Diálogo Brasil. Depoimento de um doador exibido durante o programa levou Rosana Nothen a destacar a alegria de pessoas que se sentem recompensadas ao aliviar a dor do paciente e de toda a família. Outro depoimento, de uma transplantada de pulmão vencedora de três medalhas (uma de ouro e duas de prata) no Mundial de atletismo para transplantados disputado em Málaga, na Espanha, em junho, levou Giuseppe Gatto a destacar que o transplante, além de salvador, é qualificador de vida.

Participam ainda do programa, por meio de gravações em vídeo, o presidente da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, Roberto Manfro, e Janaína Souto, da ONG Pequenos Corações, que acolhe crianças com cardiopatia congênita, além de pessoas ouvidas nas ruas sobre a disposição para doar órgãos e a inclusão do tema em conversas familiares. O Diálogo Brasil é exibido pela TV Brasil toda segunda-feira, sempre às 22 horas. 

Diálogo Brasil debate a doação de órgãos no país
Diálogo Brasil debate a doação de órgãos no país - Divulgação

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 18/09/2017 - 13:40

Últimas

O que vem por aí