Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Privatizações no Brasil em debate

Especialistas apontam vantagens e desvantagens na venda de estatais

Diálogo Brasil

No AR em 07/05/2018 - 22:15

A retomada do processo de privatizações no país é o tema do Diálogo Brasil. De um lado, o economista Júlio Miragaia, membro do Conselho Federal de Economia (Cofecon) - que já presidiu - e do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, considera um erro vender estatais para pagar dívida pública. Ele argumenta que o dinheiro logo some e a população fica sem o patrimônio. De outro, o professor de economia da Universidade de Brasília (UnB) Roberto de Goes Ellery Júnior sustenta que o uso político das estatais é uma particularidade brasileira que torna as empresas ainda mais privatizáveis aqui do que em outros países.

Especialistas apontam vantagens e desvantagens na venda de estatais no Diálogo Brasil
Especialistas apontam vantagens e desvantagens na venda de estatais no Diálogo Brasil - Divulgação/TV Brasil

Em defesa do processo, Roberto Ellery também destaca que o maior potencial de investimento da iniciativa privada pode permitir que os nós sejam desatados para a renovação de setores importantes da economia. Já Miragaia aponta a importância de se preservar a capacidade do Estado de induzir o desenvolvimento nacional. Quando o professor da UnB cita a área de alimentos como modelo quase totalmente privatizado que funciona bem, o economista do Cofecon observa que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e as Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) dos estados dão apoio fundamental ao setor nas áreas de pesquisa e capacitação tecnológica.

O programa ainda conta com depoimentos, em vídeo, de outros três economistas: Elena Landau, diretora do BNDES que respondeu pelo Programa Nacional de Desestatização no governo Fernando Henrique Cardoso; Luiz Gonzaga Belluzzo, professor da Unicamp que foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda no Governo José Sarney; e Joísa Campanher Dutra, coordenadora do mestrado profissionalizante em finanças e economia empresarial da Escola Brasileira de Economia e Finanças, da Fundação Getulio Vargas, ex-diretora da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Apresentado pelo jornalista Estevão Damázio, o programa Diálogo Brasil é exibido pela TV Brasil toda segunda-feira, sempre às 22h15.

Ultimas

O que vem por aí