Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Copa do Mundo como um (bom) negócio

Diálogo Brasil analisa o mercado da bola e a corrupção

Diálogo Brasil

No AR em 18/06/2018 - 22:45

O empate na estreia da seleção brasileira na Copa da Rússia e os tropeços de outros favoritos não ajudaram muito a reverter os resultados da pesquisa feita pelo Datafolha que mostrou que 53% dos entrevistados não estão interessados no evento esportivo, o pior número desde 1994. E na contramão desse pretenso desinteresse está o faturamento da FIFA com o mundial que, apesar de todos os escândalos, tem crescido exponencialmente e deve bater, na Rússia, os 5,2 bilhões de dólares, de acordo com a Sports Value que é uma empresa especializada em patrocínio esportivo. 

Pedro Athayde e Roberto Naves participam do Diálogo Brasil
Pedro Athayde e Roberto Naves participam do Diálogo Brasil - Divulgação/TV Brasil

Para o jornalista esportivo Roberto Naves que participa do Diálogo Brasil, essa falta de empolgação não deve durar até o final do campeonato, para ele o brasileiro consegue dividir bem as crises envolvendo os dirigentes das instituições do futebol propriamente dito. Para Naves, o que mais influencia no distanciamento do torcedor do time de Tite é o fato de a maioria dos jogadores atuarem no futebol internacional. “Apesar de eles serem treinados na nata do futebol, não há uma identificação”, dispara o jornalista. 

Para essa conversa sobre corrupção, futebol, mercado da bola e dinheiro, o jornalista Maranhão Viegas também recebe o professor da Universidade de Brasília, Pedro Athayde, que relembra como todos os grandes eventos esportivos trazem à tona a discussão sobre seus legados. No caso do Brasil, ele lembra que as estruturas construídas desde o Pan-Americano de 2007 hoje são de difícil gestão. “Na Copa sediada aqui se optou por construir estádios em cidades sem tradição no futebol, isso dificulta a gestão pós-evento.” 

Também participam por vídeo desse debate a jornalista e pesquisadora de futebol feminino, Lu Castro; o especialista em política pública, Wagner Matias; e o assistente de projetos da ONG Love Fútbol, Manoel Salgado

O Diálogo Brasil vai nesta segunda-feira, excepcionalmente, às 22h45, na TV Brasil, e dá uma pausa durante a Copa e volta dia 16 de julho às 22h15. 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 18/06/2018 - 13:10

Últimas

O que vem por aí