Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saídas para o desemprego

Quais as perspectivas para os quase 13 milhões de brasileiros?

Diálogo Brasil

No AR em 24/09/2018 - 22:15

O Diálogo Brasil desta segunda-feira 24 de setembro vai debater as perspectivas para os quase 13 milhões de desempregados no país. Será que as eleições são uma saída? Para o gerente-executivo de Política Econômica da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o doutor em economia Flávio Castelo Branco, a falta de estabilidade política e jurídica desestimula o investimento. “Um país sem um projeto de desenvolvimento não vai a lugar nenhum”, emenda o doutor em ciência política Alexandre Sampaio Ferraz, técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Diálogo Brasil debate as perspectivas para os quase 13 milhões de desempregados no país
Diálogo Brasil debate as perspectivas para os quase 13 milhões de desempregados no país - Divulgação/TV Brasil

Ferraz sustenta que há recursos “em abundância” e critica a falta de propostas concretas dos candidatos à Presidência da República para gerar empregos. Na situação atual, diz, é mais racional para o empresariado investir no mercado financeiro do que na produção. Mas ele também cobra o setor privado: “Não pode ser tão Estado-dependente”. Castelo Branco, por sua vez, admite o elevado grau de ociosidade da área produtiva e aponta a falta de perspectiva para o futuro como um dos problemas que podem ser superados com as eleições, momento em que, segundo ele, a crença se instala. Na avaliação do gerente-executivo da CNI, as empresas voltarão a operar em um ambiente de confiança.

Outros especialistas também participam do programa, com gravações em vídeo. É o caso da economista Maria Andreia Parente Lameiras, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que aponta como saída para o desemprego a construção de um pacto social. E também do coordenador de Trabalho e Rendimento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cimar Azeredo, que pergunta quem pagará a conta da informalidade, que soma cada vez mais trabalhadores sem proteção social.

Há, ainda, a participação das ruas, de onde a equipe do programa traz outra preocupação: a dos jovens em busca do primeiro emprego. Com apresentação do jornalista Maranhão Viegas, o Diálogo Brasil é exibido pela TV Brasil toda segunda-feira, sempre às 22h15.

Tags:  desemprego

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.

Criado em 20/09/2018 - 14:30

Ultimas

O que vem por aí