Menu programa

Diálogo Brasil debate a reforma da Previdência

Quais os desafios e as estratégias para a aprovação das propostas?

O Diálogo Brasil discute a reforma da Previdência. Desde a Constituição de 1988, é a quinta vez que as regras da aposentadoria passam por processo de mudanças. Para o governo, o sistema continua deficitário e a situação tende a se agravar com o envelhecimento da população, já que a expectativa de vida do brasileiro aumentou nos últimos anos.

Para falar dessas e de outras questões polêmicas, o programa entrevista o secretário de Previdência do Ministério da Fazenda, Marcelo Caetano. Para ele, a estabilidade da Previdência está em risco, com o número de beneficiados crescendo bem mais rapidamente do que o de pessoas contribuindo.

Uma das principais medidas propostas é a barreira da idade. Homens e mulheres apenas terão acesso ao benefício a partir dos 65 anos. Outra mudança importante é no tempo mínimo de contribuição, que passa de 15 para 25 anos. Essas são as medidas essenciais na proposta de reforma encaminhada pelo governo ao Congresso Nacional, mas mesmo elas têm sido alvo de emendas parlamentares.

O Diálogo Brasil com Marcelo Caetano vai tentar esclarecer quais são os mitos que pairam sobre a reforma. Há margens para negociação? Quais os desafios e as estratégias para a aprovação das propostas? A oposição mobiliza a sociedade, como forma de pressionar deputados e senadores a tornar as mudanças mais flexíveis. Resta saber com qual Previdência os brasileiros poderão contar depois da quinta reforma em 29 anos.

A partir de 6 de março, o Diálogo Brasil estreia em novo dia e horário, agora às segundas, às 22h, na TV Brasil.


Apresentação: Oussama El Ghaouri