Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Violência na internet

O Diálogo Brasil de segunda-feira 1º de maio debate a crescente

Diálogo Brasil

No AR em 05/05/2017 - 08:30

Apresentado e convidados na bancada do Diálogo BrasilCom a participação da psicóloga Ana Maria Albuquerque, especialista em vida digital, e do professor da Universidade Católica de Brasília Alberto Marques Silva, doutor em comunicação, o programa aborda vários casos recentes, como o do motorista americano que gravou o próprio aviso de que mataria alguém aleatoriamente e transmitiu o crime em tempo real, e o do policial carioca que se matou na frente de amigos que acompanhavam a cena pelas redes sociais, sem condições de impedi-lo.

O debate mostra a dificuldade da indústria tecnológica e dos provedores de internet impedirem atos dessa natureza. Até é possível rastrear, identificar e responsabilizar psicopatas e sociopatas, assim como internautas que compartilham material ilegal, mas nem sempre a tempo de evitar tragédias. A psicóloga e o professor ouvidos no programa admitem o potencial da rede mundial de computadores de amplificar a violência e defendem medidas preventivas, como mais debate sobre a vida digital e cuidados que passam pela família e a escola, no caso de crianças e adolescentes.

O programa também conta com a participação, por meio de vídeo, da psicóloga do Instituto Dimicuida, Fabiana Vasconcelos, e do presidente da ONG Safernet, Thiago Tavares, que também é membro do Comitê Gestor da Internet (CGI.br). O Instituto Dimicuida pesquisa e alerta contra brincadeiras perigosas na internet. O CGI.br tem entre suas atribuições fixar as diretrizes para o uso e o desenvolvimento da rede de computadores no Brasil.
 




Direção: Cintia Vargas
Edição: Adriano Lafetá e Richard Pereira
Produção: Ana Simões
Apresentação: Bernardo Carvalho

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 28/04/2017 - 12:06 e atualizado em 02/05/2017 - 17:02

Últimas

O que vem por aí