Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Batalha de Midway

Como o combate mudou o curso da Segunda Guerra Mundial

Dias que Abalaram o Mundo

No AR em 17/06/2016 - 05:30

"... Fio condutor da História pode ser invocado por ser informativo e silenciosamente eficaz em sua simplicidade.", afirmou o crítico do The Times, James Jackson, ao escrever sobre a série Dias que Abalaram o Mundo.

A Batalha de Midway marcou a derrota dos japoneses frente aos americanosNesta semana, o filme Batalha de Midway retrata a diferença que fez o dia 4 de junho de 1942 na história da humanidade. Nesta data, todo o curso da Segunda Guerra Mundial foi transformado em um pequeno atol no Oceano Pacífico. A marinha do Japão foi quase totalmente destruída, permitindo à América liberar preciosos recursos militares para o conflito na Europa.

A Batalhta. O combate envolveu nações com grande poder bélico. A marinha dos Estados Unidos derrotou um ataque da marinha do Japão contra o Midway Atoll, um atol de 6,2 quilômetros quadrados localizado ao norte do oceano Pacífico. Após este episódio, houve uma virada na guerra que favoreceu os aliados.

O ataque à ilha de Midway foi uma estratégia militar dos japoneses que pretendia arrastar os navios norteamericanos na direção de uma armadilha. Com a destruição do que restava das embarcações que tinham sido destruídas, as forças armadas do Japão esperavam vingar o bombardeio de Tóquio e também havia planos para a invasão do Hawaii.

Entretanto, no dia 20 de maio do ano daquele ano, escutas dos aliados acusaram um sinal do almirante Yamamoto, revelando que uma esquadra japonesa estava planejando ataque ao atol de Midway, ilhas Aleutas e Dutch Harbor. As forças americanas entraram em alerta, pois os japoneses contavam com 160 navios, nos quais se encontravam oito porta-aviões carregando aproximadamente quatrocentas aeronaves.

Na época, o comandante das forças do pacífico era Chester Nimitz, que ficou encarregado de enfrentar a esquadra japonesa.Com os militares americanos em seu encalço, os japoneses entraram em alerta. Em um primeiro momento, conseguiram repelir bombardeiros de mergulho dos Estados Unidos utilizando caças japoneses A6M Zero. Porém, a segunda investida americana obteve imenso sucesso, com os bombardeiros afundando os porta-aviões Akagi e Kaga.

A batalha de Midway causou grandes perdas para as duas nações envolvidas. Porém, o principal prejuízo ficou com o Japão, que teve sua esquadra praticamente dizimada: os americanos, que travaram uma batalha com um número inferior de soldados, terminaram o confronto com a frota ainda inteira.


 




Produtores Executivos:
David Upshal (Windrush, The True Face of War)
Colin Cameron (The Heat Is On)
Uma produção Lion TV para BBC e History Channel

Criado em 12/02/2015 - 19:28 e atualizado em 14/06/2016 - 14:47

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí