Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O Caminho para Revolução

Filme retrata dois momentos históricos: a independência da Romênia e a

Dias que Abalaram o Mundo

No AR em 26/02/2015 - 01:00

Das tragédias da História aos triunfos do desenvolvimento científico, Dias Que Abalaram o Mundo está retratando marcos do nosso tempo que, quando unidos, fornecem uma definição das experiências humanas.

O ditdor romeno e a esposa foram julgados e condenados ao fuzilamentoNo episódio desta semana, o filme O Caminho para Revolução mostra como a execução do ditador romeno Nicolae Ceaucescu, em 1989, e a fuga de Reza Pahlavi, o último xá do Irã, em 1979, marcou o fim de uma era para cada país. A Romênia declarou independência do domínio soviético comunista, e a saída de Pahlavi viu o aiatolá Khomeini retornar do exílio para uma recepção tumultuada.

Em 1989, um tribunal militar revolucionário da Romênia acusou Nicolae Ceausescu, que dirigira o país de 1965 a 1989, e sua esposa, Elena, de genocídio e de subversão do poder de Estado, condenando-os ao fuzilamento após julgamento na guarnição militar de Tirgoviste. A Romênia foi o único país do Bloco do Leste europeu com um fim violento do regime comunista.

Já o Aiatolá Ruhollah Khomeini foi o líder espiritual e político da Revolução Iraniana, que depôs o Xá Mohammad Reza Pahlevi, em 1979. Após a queda do Xá, que se exilou no Estados Unidos, Khomeini assumiu o poder e proclamou a República Islâmica do Irã, deixando sem efeito o regime imperial vigente no país, na ocasião. Seu governo foi marcado por atitudes contrárias aos EUA, provocando o rompimento de relações entre os dois países.

Temendo uma expansão da Revolução Iraniana, os países ocidentais decidiram apoiar o líder iraquiano Saddam Hussein, e alimentar o espírito de um conflito que ficou mundialmente conhecido como Guerra Irã – Iraque, e perdurou de 1980 a 1988, matando mais de 300 mil iranianos.

 



 





Produtores Executivos
David Upshal (Windrush, The True Face of War)
Colin Cameron (The Heat Is On)
Uma produção Lion TV para BBC e History Channel

Criado em 13/02/2015 - 12:53 e atualizado em 13/02/2015 - 12:53

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí