Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Documentários

Eles estão passando à frente dos refletores, com novas proposições

Diverso

No AR em 15/04/2017 - 18:00

Cineasta João Jardim fala sobre a produção de documentários no paísMudanças de linguagem, de abordagem e de temáticas tiraram o documentário brasileiro dos bastidores.

Nos últimos anos, os docs estão passando à frente dos refletores, com novas proposições estéticas que cada vez mais mobilizam o público, a crítica e os curadores da área audiovisual.

Pautado pelo aumento significativo de títulos desde a retomada de meados dos anos 1990, o Diverso desta semana traz à cena alguns dos mecanismos que promoveram este fenômeno no Brasil.

Com entrevista dos pesquisadores César Guimarães e Cláudia Mesquita, o programa constata algumas das tendências do filme documental contemporâneo, propondo uma reflexão sobre elementos de linguagem recorrentes durante este período, como a auto-referência e o uso de estratégias ficcionais, exemplificados por títulos como Santiago, de João Moreira Salles, Diário de uma Busca, de Flávia Castro, O Céu sobre os Ombros, de Sérgio Borges e Girimunho, dirigido por Helvécio Marins Jr. e Clarissa Campolina.

Os pesquisadores discorrem também sobre as mudanças de paradigma que levaram o gênero documentário a abandonar o rótulo de “verdade absoluta, objetiva” e a assumir outros olhares e recortes.

Os cineastas Adirley Queirós, Joel Pizinni, Orlando Senna, João Jardim, Marília Rocha e Marcos Pimentel aparecem em cena para analisar os espaços de produção e distribuição, dando vazão a antigas reivindicações de quem produz cinema no país.

A profusão de temas, a direção de personagens e a existência ou não de um roteiro são problematizados, sendo ilustrados por imagens de filmes como Andarilho, de Cao Guimarães, A Cidade É uma Só?, de Adirley Queiroz, e Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho.




DUDA - APRESENTADOR REDE MINAS - PRODUTOR DUDA LAS CASAS - DIRETOR LEANDRO LOPES - PRODUTOR

Criado em 10/10/2012 - 18:58 e atualizado em 10/04/2017 - 18:25

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí