Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Um jogo de emoções: a história do futebol - Parte 1

Documentário revela verdadeira história do futebol desde a sua origem

DOC Brasil

No AR em 04/07/2018 - 21:45

Historicamente, a Inglaterra é considerada o berço do futebol. Mas já há cerca de 2.300 anos se havia inventado na China o jogo com a bola. O vencedor recebia prêmios, e o perdedor era punido com chibatadas. A partir da China, o futebol se alastrou, atravessando o Egito, seguindo até a Grécia, o Império Romano e, finalmente, a Inglaterra onde, em 1863, foi fundada a Associação de Futebol, encarregada de estabelecer as primeiras regras do jogo.

A partir da Inglaterra, o jogo se consolidou ao redor de todo o planeta. Campeonatos internacionais e torneios olímpicos popularizaram o futebol primeiro na Europa, até conquistar também a América Latina, nos anos 1920. O Uruguai foi duas vezes campeão olímpico e, na década de 1930, conquistou a Copa do Mundo em Montevideo, contra a Argentina. A Itália foi a campeã do mundo duas vezes seguidas: em 1934, no Mundial da Itália, e também em 1938, ano em que a Indonésia foi o primeiro país asiático a participar de um torneio mundial.

Pelé proporcionou ao Brasil o primeiro título de campeão mundial de futebol
Pelé proporcionou ao Brasil o primeiro título de campeão mundial de futebol - divulgação/DW

Em 1950, na Copa do Mundo do Brasil, o Uruguai venceu pela segunda vez. E os alemães foram a sensação do Mundial da Suiça, em 1954 que, surpreendentemente, venceram o aclamado time da Hungria. Quatro anos depois, despontou a estrela de Pelé, que proporcionou ao Brasil o primeiro título de campeão mundial de futebol.

Ano de produção: 2006
País: Alemanha
Produção: Deutsche Welle
Diretor: Peter Wozny
Classificação Indicativa: Livre

Ultimas

O que vem por aí