Iauaretê, Cachoeira das Onças

Um registro fílmico de patrimônio imaterial na Amazônia

Doc Especial - Iauaretê - Cachoeira das onças 2

O documentário Iauaretê, Cachoeira das Onças é a atração do Doc Especial de sexta (16), às 0h45. Dirigido por Vincent Carelli, o filme reúne narrativas de lideranças indígenas do alto Rio Negro sobre os significados e ensinamentos contidos nessa paisagem, revelando ainda seu esforço e sua luta para fortalecer e legitimar as tradições indígenas.

Um relato mítico ilustrado nas pedras de uma cachoeira, a reconstrução de uma grande maloca, e a tentativa de reaver objetos há anos guardados em um museu de Manaus. Em "Iauaretê, Cachoeira das onças" os índios Tariano, do noroeste da Amazônia, após décadas de catequese missionária, resolvem fazer um registro cultural dirigido às futuras gerações.

O filme recebeu Menção Honrosa na XXXIII Jornada Internacional de Cinema da Bahia, 2006; Menção Honrosa na 1ª Mostra Amazônica do Filme Etnográfico. Manaus, 2006; - Prêmio Anaconda de melhor documentário, Anaconda 2006, Bolívia. Prêmio Especial do Juri, Tulane Latino Environmental Media Festival, New Orleans, USA, 2007; e Prêmio do Júri Popular, 4º Festival Internacional de Cinema dos Direitos Humanos de Sucre, Bolívia, 2008. Inédito. 48 min.

Ano: 2006. Gênero: Documentário. Línguas: Tukano e Português. Direção: Vincent Carelli. Realização: Vídeo nas Aldeias.

Horário: 0h45

Programas