Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Aldir Blanc - Dois Pra Lá, Dois Pra Cá

Poeta carioca Aldir Blanc tem sua história relatada em documentário

DOC TV

No AR em 28/06/2015 - 05:30

Em evidente busca da síntese, o filme desfila quatro décadas de militância de Aldir Blanc na vida cultural do Rio de Janeiro e do país. A infância e adolescência entre os bairros do Estácio e Vila Isabel, ambos na Zona Norte do Rio de Janeiro e, respectivamente, berço de bambas como Ismael Silva e do mito Noel Rosa.

O documentário também traz as primeiras incursões nos ensaios na quadra do Salgueiro e os blocos de carnaval do Estácio e subúrbio da cidade; os saraus de música e poesia nas noites de verão em Paquetá e a participação nos festivais da canção no final dos anos 60 e início dos 70. Além disso, Aldir Blanc - Dois Pra Lá, Dois Pra Cá  relata encontros musicais do chamado Movimento Artístico Universitário (M.A.U.) e a atuação de Aldir Blanc na luta pelos direitos autorais no Brasil.

O filme registra ainda a participação do músico e poeta na imprensa, especialmente no semanário Pasquim, levado pelo amigo Henfil. As relações com a censura no período da ditadura militar e a questão da Anistia, tendo como exemplos as composições "O Mestre Sala dos Mares" e "O Bêbado e a Equilibrista".

Enfim, o vídeo destaca a obra de Aldir Blanc, espelhando a trajetória de um homem, da cidade e de seus habitantes. Um presente para o músico, compositor, cronista, jornalista, poeta e, sobretudo, letrista carioca. Reprise. 52 min.




Ano: 2004. Gênero: documentário. Direção: Alexandre Ribeiro de Carvalho, André Sampaio e José Roberto de Morais. Coprodução: André Sampaio, Inventarte, TVE (Rede Brasil), TV Cultura de São Paulo

Classificação indicativa: livre

Criado em 08/02/2013 - 14:39 e atualizado em 25/06/2015 - 12:21

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí