Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Café com Pão Manteiga Não

Documentário conta a história da estrada de ferro de Goiás e ressalta

DOC TV

No AR em 06/06/2015 - 05:45

A história da estrada de ferro de Goiás é contada em Café com Pão Manteiga Não, da cineasta, e vice-presidente da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD) de Goiás, Viviane Louise.

Além de mostrar um pouco da vida e da história política do povo goiano, Café com Pão Manteiga Não tem como proposta debater a reutilização do trem como transporte público. Atualmente, as estradas de ferro brasileiras não transportam passageiros, apenas carga. Para a cineasta, problemas como o caos aéreo mostram que o Brasil precisa investir no transporte ferroviário.

A ideia para o documentário surgiu quando a diretora percebeu a relação da população de Goiás com as ferrovias. Nascida em Pires do Rio (GO), Louise conta que o carinho que o povo mantém com a história do estado lhe deu mais ânimo para gravar. “O progresso, o apogeu econômico e cultural, veio com a chegada da estrada de ferro” diz.

A estrada de ferro chegou a Goiás por volta da década de 1920, trazendo melhoras para o estado. As locomotivas transportaram passageiros, possibilitando a relação das cidades interioranas com outras localidades; transformaram trabalhadores rurais em maquinistas e movimentaram o comércio. A Estrada de Ferro Goiás transportou ainda o material de construção que ajudou a erguer Brasília. Mas, pouco depois, as estações começaram a ser desativadas.

Desde o lançamento do projeto Norte-Sul, do Programa Integrado de Desenvolvimento Brasil Central, pelo então presidente José Sarney, em Porungatu (GO) há mais de 20 anos, a população de Goiás espera pela reativação das estações. Segundo Louise, muitas cidades que tinham os trens como fonte derenda estão abandonadas.

O vídeo ganhou o prêmio Eduardo Benfica para Melhor Documentário, no IX Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (IX Fica). Reprise. 52 min.




Ano: 2007. Gênero: documentário. Direção: Viviane Louise. Coprodução: Viviane Louise, Makro Vídeo, TV Brasil, Fundação Padre Anchieta (TV Cultura), Associação Brasileira dasEmissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec)
 

Criado em 10/04/2013 - 09:42 e atualizado em 25/05/2015 - 18:58

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí