Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Continente dos Viajantes

Uma remontagem dos caminhos percorridos por andarilhos no Rio Grande

DOC TV

No AR em 14/06/2014 - 05:30

Ao longo de sete mil quilômetros de estradas, ferrovias, rios e mar, o documentário resgata os relatos de viajantes que passaram pelo Rio Grande do Sul. Seguindo as trilhas de andarilhos, pescadores, índios guaranis, descendentes de escravos e colonos europeus, Continente dos Viajantes percorre desde o extremo sul do país, da Barra do Chuí, na divisa com Uruguai, até a fronteira norte do rio Mampituba, divisa com Santa Catarina.

O trajeto surgiu a partir dos escritos de viajantes que atravessaram a região, como os franceses Auguste de Saint-Hilaire, de 1820, Arsène Isabelle, de 1830, e Roger Bastide, de 1940, além do brasileiro Thales de Azevedo, de 1955, o belga A. Baguet, de 1845, e os alemães Wolfgang Hoffmann Harnisch, de 1940, e Leo Waibel, de 1954.

Tais relatos são sobrepostos pelas imagens do presente, que retratam paisagens e habitantes riograndenses. Entre elas, as Missões Jesuíticas, o centro do estado e a Serra com suas tradições de origens europeias, e locais que ainda guardam as evidências da passagem de escravos no sul, como a Lagoa dos Patos e a capital Porto Alegre. Reprise. 52 min.




Ano: 2004. Gênero: documentário. Direção: André Costantin

Classificação indicativa: Livre
 

Criado em 03/04/2013 - 11:02 e atualizado em 05/06/2014 - 13:29

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí