Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Os Magníficos

Ascensão, decadência e superação da lavoura cacaueira na Bahia

DOC TV

No AR em 04/08/2014 - 05:00

Os MagníficosInspirado no filme Soberba de Orson Welles, o documentário mostra a ascensão, queda e superação da lavoura cacaueira do sul da Bahia através do drama de três personagens, que tiveram uma queda vertiginosa em seu padrão social e precisaram se adaptar e reconstruir suas vidas a partir de uma nova realidade.

Constituído a partir de depoimentos, o documentário indica que a reconstrução da vida dos ex-barões do cacau podia significar, inclusive, o isolamento e a invisibilidade social. Apesar de não pretender realizar um relato analítico da tragédia social ou da crise econômica da zona cacaueira, a produção aborda o efeito desta época nos homens e mulheres que a viveram.

Os Magníficos explora os motivos e o processo desta decadência, retratando não só a busca de uma reconstrução sócio-econômica, mas também individual e espiritual.

O diretor Bernard Attal utilizou o padrão estético da obra de Welles para fotografar e ambientar seu filme que utiliza imagens de arquivo para ilustrar o processo de apogeu da época de ouro da região, antes da passagem pelo declínio econômico, causado pela praga “vassoura-de-bruxa”.

Attal fez o registro audiovisual da atual realidade da zona cacaueira, com imagens das fazendas, prédios, casarões, ferrovias – as fazendas sem donos, os secadores sem função, as igrejas sem fiéis, as cidades esvaziadas.

Os depoimentos são o eixo principal do documentário e toda a narração do filme é feita pelos entrevistados, que contam sua história e tratam do processo interno pelo qual passaram e ainda estão vivenciando.

A principal força de Os Magníficos está na sua atualidade e humanidade. Os depoimentos são divididos em três fases: lembranças da vida áurea; queda social e existencial; e nova postura de cada um com a vida e futuro. Por conta disso, o documento é organizado em três capítulos: A Soberba, A Decadência e A Superação. Reprise. 52 min.

 




Ano: 2009. Gênero: documentário. Direção: Bernard Attal. Co-produção: Bernard Attal Ondina Filmes IRDEB - TVE Bahia.

Livre

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 07/07/2011 - 15:15 e atualizado em 23/07/2014 - 17:47

Últimas

O que vem por aí