Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estreia série DOCTV CPLP com documentário português "Li Ké Terra"

Longa conta a história de Miguel Moreira e Ruben Furtado, jovens

Cena de documentário do DOCTV CPLP

A série DOCTV-CPLP estreia na TV Brasil com o documentário português Li Ké Terra , de Filipa Reis. A exibição do filme está marcada para o dia 22 de outubro, às 22h. O longa conta a história de Miguel Moreira e Ruben Furtado, jovens descendentes de emigrantes cabo verdianos em Portugal. Eles têm um orgulho estóico e sonham com o futuro, mas o dia a dia é tomado por contradições. Ambos não se veem mais como caboverdeanos. Ao mesmo tempo, têm dificuldades de inserção na sociedade portuguesa.

A série DOCTV-CPLP leva ao público nove documentários inéditos produzidos nos países da CPLP e em Macau (Região Administrativa Especial da República Popular da China), que serão veiculados simultaneamente, a partir deste mês até dezembro de 2010, na grade de programação das TVs que integram a Rede DOCTV CPLP. A iniciativa da produção dos documentários integra uma operação de fomento e teledifusão do audiovisual em TVs públicas nos nove países da Rede DOCTV- CPLP.

Cena de documentário do DOCTV CPLP

Os países que formam essa Rede são Angola ( Televisão Pública de Angola - TPA), Brasil ( TV Brasil e TV Cul tura), Cabo Verde ( Radiotelevisão Caboverdeana - RTC), Guiné-Bissau ( Televisão da Guiné-Bissau - TGB), Moçambique ( Televisão de Moçambique - TVM), Portugal ( Rádio e Televisão de Portugal - RTP), São Tomé e Príncipe ( Televisão São Tomense - TVS), Timor Leste (Rádio e Televisão de Timor-Leste - RTTL) e, ainda Macau, com a TDM ( Teledifusão de Macau). A exibição dos filmes permite que a população dos países de língua portuguesa se vejam uns aos outros num circuito de teledifusão especialmente desenhado.

O objetivo é estimular o intercâmbio cultural e econômico entre os povos lusófonos e a implementação de políticas públicas de fomento à produção e teledifusão do gênero documentário. A Empresa Brasil de Comunicação (EBC), gestora da TV Brasil; a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv-MinC) e a TV Cultura promovem agora o lançamento da série DOCTV CPLP, celebrando, por sua vez, a política de integração cultural da Comunidade de Países de Língua Portuguesa - CPLP. As três instituições formam o Pólo Nacional do DOCTV CPLP no Brasil.

Li Ké Terra recebeu Prémio Competição Portuguesa e Prémio Escolas no DOCLisboa 2010.

Cena do documentário Li Ké Terra

Ficha Técnica do filme de estreia Li Ké Terra

Duração: 52 minutos

Autor e Diretor: Filipa Reis

Coprodução: Filipa Reis Pedro & Branco Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP




Criado em 22/10/2010 - 13:14 e atualizado em 22/10/2010 - 13:14

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí