Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tchiloli - Identidade de um Povo

Filme apresenta a encenação de uma peça teatral do Séc. XVI

DOCTV CPLP

No AR em 05/11/2010 - 03:00

Tchiloli - Identidade de um Povo, de Felisberto Branco

O documentário Tchiloli - Identidade de um Povo é a próxima atração da série DocTV/CPLP, que a TV Brasil exibe nesta sexta (5), às 22h. O filme apresenta a encenação de uma peça teatral do Séc. XVI , que se transformou , ao longo dos anos e aos olhos dos seus habitantes, na representação da própria história do país.

De nome Tchiloli , a peça foi escrita pelo dramaturgo português Baltasar Dias e foi levada da Ilha da Madeira para S. Tomé e Príncipe, no início das plantações de cana-de-açúcar.

Trata-se de um longo espetáculo de mais de quatro horas, baseado num crime cometido pelo Príncipe herdeiro da coroa do Imperador francês Carlos Magno. O enredo desenvolve-se em torno de um dilema em que o criminoso nega o crime, enquanto o Rei é forçado a decretar pena de morte contra o próprio filho.

Numa alternância entre danças e discursos, animada por uma orquestra tradicional, o documentário registra esse espetáculo, fazendo analogias com as realidades culturais das ilhas de S. Tomé e Príncipe. Este arquipélago, situado no Golfo da Guiné, foi colónia portuguesa e a sua história está recheada de contornos universais e, por conseguinte, o país está constituído por um mosaio de culturas, resultante da miscigenação entre europeus, asiáticos e africanos.

Ano: 2010 Gênero: Documentário. Duração: 52 min. País: São Tomé e Príncipe. Direção: Felisberto Branco . Co-produção: Felisberto Branco KM Produções Comunidade dos Países de Língua Portuguesa CPLP .

O DOCTV- CPLP é uma iniciativa da Empresa Brasil de Comunicação/TV Brasil, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e da Fundação Padre Anchieta/TV Cultura. A série leva ao público nove documentários inéditos produzidos nos países da CPLP e em Macau, que serão veiculados simultaneamente na grade de programação das TVs que integram a Rede DOCTV-CPLP. A iniciativa integra uma operação de fomento e teledifusão do audiovisual em TVs públicas nos nove países da Rede, que são: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Macau.

Horário: Sextas, às 22h




Criado em 05/11/2010 - 13:14 e atualizado em 05/11/2010 - 13:14

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí