Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Documentário "Criança Roubada” no Programa CPLP Audiovisual

último documentário inédito do Programa CPLP Audiovisual

Produção narra os desafios do reencontro de um adulto com sua antiga cultura

A TV Brasil apresenta o filme do Timor-Leste “A Criança Roubada”, último documentário inédito desta edição do Programa CPLP Audiovisual, nesta segunda (24), às 23h. O longa conta a história de um dos jovens que sofreu com a brutal ocupação do país pela Indonésia, época em que milhares de crianças foram roubadas e uma série de recursos naturais foi retirada do Timor-Leste.

Depois de lançar em maio as quatro tramas de ficção da linha FICTV do Programa CPLP Audiovisual, a TV Brasil exibia desde maio os nove documentários inéditos da linha DOCTV II. A iniciativa busca mostrar uma visão contemporânea dos países de língua portuguesa no mundo.

O programa também visa estimular a produção audiovisual entre os povos da Comunidade Países de Língua Portuguesa (CPLP) e difundir esses conteúdos internacionalmente pelas televisões públicas da Rede CPLP Audiovisual.

Os filmes programados para a sessão atual vieram de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste.

Sinopse

“A Criança Roubada” acompanha o drama de ‘José’ Abdul Rahman. Em 1978, aos oito anos, o menino estava escondido no Monte Matebian quando um avião jogou uma bomba, matando 22 pessoas da sua família. O garoto conseguiu se salvar fugindo para as montanhas onde começou a seguir um batalhão indonésio. Os soldados forçaram José e muitos outros rapazes a trabalhar como servidores. No ano seguinte, os soldados levaram as crianças de barco para Indonésia.

O documentário apresenta o encontro de José com sal família no Timor-Leste. Em 2015 uma ONG encontrou os parentes dele no país. Em Kalimantan, José e a sua esposa, Sri, são gente de fora. José é Timorense e Sri é de Java. Eles não têm família e esperam encontrar acolhida no Timor-Leste com parentes que os vão receber bem e possivelmente oferecer um futuro melhor.

O filme mostra a relação entre José e a sua família timorense. Será que as tensões da guerra com Indonésia vão afetar esse vínculo? Será que os povos muçulmanos e católicos conseguem se aceitar? A reunião será um verdadeiro teste para avaliar se as duas nações podem se reconciliar e perdoar mutuamente.

A família Timorense de José acreditava que ele tinha morrido e fizeram uma cerimônia animista tradicional que libertou o espírito dele. Agora, ele é como uma alma que não pode pertencer ao mundo humano. José vai voltar a Timor para passar por outra cerimônia para o tornar inteiro de novo, para o trazer de novo ao mundo dos vivos. Mas será que ele é o mesmo homem que saiu de Kalimantan? Será que ele vai conseguir se fixar na sua casa velha? Ou será que José e a sua família são forçados a decidir a vida entre Indonésia e Timor -Leste?

Ficha Técnica

País de origem: Timor-Leste. Ano: 2016. Gênero: Documentário. Direção: Lurdes Pires. Duração: 53 min. Classificação: 18 anos

Serviço:

CPLP Audiovisual – “A Criança Roubada” – segunda-feira (24), à 23h, na TV Brasil.
CPLP Audiovisual – “A Criança Roubada” – sábado (29), à 23h30, na TV Brasil.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 21/07/2017 - 17:15 e atualizado em 21/07/2017 - 17:15

Últimas

O que vem por aí