Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Documentário português revela como vivem hoje os Makonde

Longa foi selecionado para a terceira edição do CPLP Audiovisual

A sessão Cine CPLP desta segunda-feira (17) apresenta o filme português inédito “Viagem aos Makonde”, às 23h30, na TV Brasil. O documentário registra uma viagem de Catarina Alves Costa, realizadora da obra, a Moçambique para mostrar como vivem hoje os Makonde, grupo étnico bantu especialista em esculturas africanas.

Nesta jornada, Catarina leva consigo os filmes e fotografias da etnóloga Margot Dias, que filmou os Makonde no norte do país entre 1958 e 1961. A documentarista vai até o grupo para devolver-lhe estas imagens e a sua própria história.

É um encontro com o passado, a memória e a cultura, através do qual desvenda-se sentimentos e tradições enraizadas. Também vem à tona, nesse encontro, o poder das imagens e dos sons do passado comum aos portugueses e aos Makonde.

O filme foi selecionado para a terceira edição do programa CPLP Audiovisual, que busca estimular o intercâmbio e fomentar a produção nos países de língua portuguesa. Integram a iniciativa Angola, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, Timor Leste, Guiné Bissau, além de Guiné Equatorial e São Tomé e Príncipe.

A mostra de filmes reúne documentários originais produzidos pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) com recortes significativos da realidade dessas nações. A faixa oferece uma ampla visão contemporânea da diversidade cultural, social e política dos países de língua portuguesa no mundo.

 
Serviço:

Cine CPLP - “Viagem aos Makonde” – segunda-feira, dia 17/02, às 23h30, na TV Brasil
 

Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6471 / (21) 2117-6239

Criado em 14/02/2020 - 16:45 e atualizado em 14/02/2020 - 16:45

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí