Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ederson Urias e Sérgio Anders são destaque no Partituras

Músicos relembram os “Castrati” no programa deste domingo às 12h

No Partituras de domingo (23), a apresentadora Sofia Ceccato recebe o contratenor Sérgio Anders, dono de um tipo raro de voz no canto lírico. Ele se apresenta com o produtor musical Ederson Urias, representante da nova geração de grandes pianistas brasileiros.

Anders explica que contratenores são cantores líricos que optaram pelo falsete como recurso principal ou tenores cujo timbre natural soa mais agudo e infantilizado que o de um tenor convencional.

O duo abre o programa interpretando a ária "Vedrò con mio diletto", da ópera "Il Giustino", composta por Vivaldi para os cantores então conhecidos como "Castrati", que no período barroco passavam por castração antes da puberdade de modo a preservar sua voz aguda.

"A gente escolheu essa peça porque a voz de contratenor dialoga bem com esse material 'castrato'. Essa é uma composição de Vivaldi pensando num homem castrado daquela época (período Barroco)”, conta Anders. “Tenho total consciência de que um contratenor é um mero 'eco moderno' de grandes 'castrati', mas a gente tem que continuar com esse legado."

O repertório ainda inclui Schubert, Rossini, Händel, o barroco de Porpora, a música sacra de Pergolesi e Purcell e a ópera inovadora de Gluck. O setlist do duo também contempla composições dos brasileiros Waldemar Henrique e Ernani Braga.

Urias e Anders respondem a Sofia Ceccato algumas curiosidades: por que o contratenor é considerado um tipo de voz rara no canto lírico? Qual a diferença entre um contratenor e um “castrato”?

Serviço:

Partituras – Duo Ederson Urias e Sérgio Anders
Domingo, dia 23 de julho, ao meio-dia, na TV Brasil.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 21/07/2017 - 11:30 e atualizado em 21/07/2017 - 11:30

Últimas

O que vem por aí