Filme selecionado em edital da EBC é o vencedor do Festival de Gramado

Obra da cineasta foi escolhida no Longa Doc, lançado em 2009, pela EBC e SAV

O filme Uma Longa Viagem, da cineasta Lúcia Murat, foi o grande vencedor da 39ª edição do Festival de Cinema de Gramado. Produzido graças ao edital Longa Doc da Empresa Brasil de Comunicação (EBC/TV Brasil), o filme arrebatou cinco kikitos, entre eles o de Melhor Longa-Metragem Nacional e o de Melhor Ator, que ficou com Caio Blat.

O longa traça um painel da geração que sentiu na pele a repressão da ditadura militar e tentou viver intensamente o sonho libertário gestado na década de 60. A narrativa se dá através das cartas que o irmão da cineasta, Heitor, enviou enquanto viajava pelo mundo. O roteiro mescla trechos das cartas, dramatizados por Caio Blat, e depoimentos atuais, quando ele tenta domar a esquizofrenia.

No palco do festival, Murat lembrou que esteve em Gramado, em 1989, com seu primeiro longa, Que Bom Te Ver Viva. "Esse filme que fiz agora, 22 anos depois, foi muito importante para mim", disse ela para em seguida se lembrar da boa sessão do filme no festival. "O medo de mostrar para o público era muito grande, quase de rasgar o coração. Agradeço muito a quem estava presente e viveu aquele momento."

Uma Longa Viagem foi um dos cinco projetos selecionados no edital Longa Doc lançado em 2009 pela EBC e Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Foi o primeiro concurso para documentários em longa-metragem digital e faz parte da política da EBC de ampliar a parceria com a produção independente.

Programas