Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Em Singulares, Fred Ritchin analisa o papel da fotografia no mundo

O norte-americano foi editor-chefe em revistas de imagens

Professor, escritor e curador de exposições fotográficas, o norte-americano Fred Ritchin é o entrevistado do programa Singulares, que vai ao ar quinta-feira, dia 27, às 21h15, na TV Brasil. Na entrevista, Fred analisa como as fotografias podem ajudar a melhorar o mundo e os limites da credibilidade em uma época em que alterações digitais são cada vez mais comuns.

Fred Ritchin passou a vida cercado por fotografias: além de estudar e escrever livros sobre o assunto, o norte-americano foi editor-chefe em revistas de imagens e curador de exposições de diversos fotógrafos, entre eles o brasileiro Sebastião Salgado. 

Formado em Psicologia pela Universidade de Yale, em 1973, Fred Ritchin foi o curador de mostras com diversos profissionais. Ele foi o responsável por publicar o primeiro livro do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, em 1990, que tornou famosas as imagens documentadas de Serra Pelada.

Descobrir qual o poder da fotografia no dia a dia é uma das missões do norte-americano. Autor de diversos livros sobre o assunto, Fred Ritchin discorre sobre os perigos do excesso de imagens na mídia durante a entrevista ao Singulares. Ele ainda sugere como as fotos podem ser usadas para buscar mais justiça social no mundo.

Atualmente, Fred Ritchin é reitor no Centro Internacional de Fotografia (ICP), em Nova Iorque, uma das principais instituições dedicada ao estudo e formação de profissionais no campo da fotografia. No início da década de 1980, fundou o curso de fotojornalismo e jornalismo documental da escola. Antes disso, Ritchin ministrou aulas na prestigiada Tisch School of the Arts e foi diretor do programa educacional da Fundação Magnum sobre fotografia e direitos humanos.

Em publicações, Ritchin trabalhou como editor chefe de imagens da New York Sunday Magazine e editor executivo da revista Camera Arts. Atuou também como curador de exposições fotográficas, sempre destacando questões relacionadas a direitos humanos em situações como a guerra, a doença e a fome.

Como escritor, o experiente profissional participou de 15 publicações, dentre elas, livros que se tornaram referência no estudo das mudanças no universo da fotografia causadas pela tecnologia digital.

Serviço:
Singulares - quinta-feira, dia 27, às 21h15, na TV Brasil

 

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6471 / (21) 2117-6239

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 25/09/2018 - 15:30 e atualizado em 25/09/2018 - 15:30

Últimas

O que vem por aí