Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pobreza e Caridade

A miséria é tema recorrente nas ciências sociais e nas religiões

Entre o Céu e a Terra

No AR em 02/06/2017 - 22:00

A miséria material caracteriza-se quando a pessoa não tem condições de vida digna, faltando-lhe até mesmo bens de primeira necessidade – tais como a alimentação, higiene, educação, trabalho e perspectiva de crescimento. É na religião que muitas pessoas em estado de miséria encontram conforto. 

Assista à websérie deste episódio

Todas as religiões se relacionam com o problema da pobreza e tem formas de ajudar ao próximo. No judaísmo, existe um versículo da Torá que afirma que não devemos nos desviar de uma pessoa carente, mas estender-lhe a mão, sempre que for possível, e suprir o que lhe falta. Jesus Cristo nasceu e viveu em meio a uma realidade humilde, compartilhando sua vida e conhecimento com os pobres e miseráveis, e isso inspira todas as vertentes cristãs. O espiritismo tem a caridade como base da religião. 

Hoje, não são poucas as religiões que entendem a riqueza, antes vista com ressalvas, como uma graça, uma benção de Deus. De todo modo todas encontram formas de amparar os mais necessitados, fazendo, muitas vezes, um papel que seria do Estado. 

Alberto vestido de mendigo
Alberto (Clayton Mariano) reflete sobre miséria e caridade - Reprodução TV Brasil

Produção: Realejo Filmes
Direção: Thomas Miguez
Roteiro: Daniele Ricieri e Clayton Mariano
Elenco: Clayton Mariano

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 30/05/2017 - 16:20

Últimas

O que vem por aí