Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Liberdade

Episódio investiga as possíveis liberdades humanas e nossas prisões

Entre o Céu e a Terra

No AR em 28/07/2017 - 22:00

Sigmund Freud nos dizia que a biologia é destino, ou seja, que ninguém escapa ao menos de ser homem ou mulher. Não há liberdade neste quesito. No entanto, discussões sobre novos gêneros e possibilidades de viver a vida de forma contrária ao destino biológico é cada vez mais comum, e mesmo a saúde pública brasileira está dialogando com esse tema, visto que o Sistema Único de Saúde, desde 2008, realiza cirurgias de mudanças de sexo. De tal forma, o programa investiga se é possível ser livre das determinações biológicas.

Já Karl Marx afirmava que a liberdade humana é uma prática dos indivíduos, e ela está diretamente ligada aos bens materiais. Em relação as liberdades econômicas, este episódio de Entre o Céu e a Terra reflete sobre o aumento do poder de compra dos brasileiros e das tantas opções de consumo e, diante disso, questiona se estamos mais livres para escolher ou se, pelo contrário, só aumentamos a ilusão de escolha na medida em que optamos por produtos que já nos estavam pré determinado pela publicidade ou mesmo pela disposição dos objetos nas gôndolas dos supermercados. 

E por fim, será tratado o tema da liberdade espiritual. O programa investiga se as religiões nos deixam mais livres ou se nos aprisionam em determinadas visões de mundo; apresentará os diversos pontos de vista sobre o livre arbítrio humano e como este conceito pode se contrapor ao de destino; e mostra como as religiões ajudam seus fieis a usufruírem de suas liberdade e a fazerem as escolhas mais adequadas do ponto de vista espiritual.

Alberto empacota seus objetos para mudança
Dia de mudança: Alberto (Clayton Mariano) analisa o valor sentimental de seus objetos - Divulgação

Produção: Realejo Filmes
Direção: Thomas Miguez
Roteiro: Daniele Ricieri e Clayton Mariano
Elenco: Clayton Mariano

Criado em 24/07/2017 - 15:35

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí