Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Culpa

Como vivenciamos o cruel sentimento de culpa e como as religiões lidam

Entre o Céu e a Terra

No AR em 09/04/2017 - 16:00

Sempre presente na história da humanidade, nas mais diversas culturas, a culpa parece ser nossa companheira. Teríamos culpa por todo o trabalho que nossos antepassados tiveram antes de nós, especialmente em relação aos nosso pais. Teríamos culpa por termos desejos inconscientes que nos envergonhariam. Carregaríamos uma culpa primitiva desde o momento em que nos demos conta de que precisaríamos matar para viver. E sentimos culpa ao querer algo diferente do aprovado pelo grupo, pela sociedade. São inúmeras as formas como a culpa se apresenta.

Assista à websérie deste episódio

Neste episódio será investigada as origens do sentimento de culpa e as formas como as ciências e as religiões se relacionam com esse sentimento. Ora apaziguando a dor, ora se aproveitando deste sentimento para manter as coisas como estão.

Algumas religiões possuem modos estabelecidos de se lidar com a culpa, seja por meio da confissão dos pecados ou mesmo em rituais de purificação e, às vezes, de autoflagelo. Para Freud, pai da psicanálise, por vivermos em sociedade vamos sempre carregar um sentimento de culpa por desejarmos diferente do que é aprovado pelo grupo. No entanto, atualmente, a psicanálise lacaniana entende que, no mundo contemporâneo, somos tão impulsionados a vivenciar os nossos desejos que a culpa estaria em não usufruir do tanto que podemos.

 

 

 

 

Produção: Realejo Filmes

 

 

 

Direção e Produção-executiva: Thomas Miguez

Roteiro: Daniele Ricieri, Priscila Gontijo

Elenco: Clayton Mariano, Anamaria Barreto e Ana Carolina Godoy

Ultimas

O que vem por aí