Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Origem e Fim do Mundo

Entre o Céu e a Terra relembra histórias religiosas e folclóricas que

Entre o Céu e a Terra

No AR em 25/09/2016 - 16:00

Alberto tenta explicar à filha as diferentes interpretações sobre o começo e o fim dos tempos.Como escreveu Carl Sagan, “a Terra está repleta de vida. Ela transborda em cada canto e cada fenda. Um punhado de terra de jardim contém bilhões de micro-organismos de formas elegantes, ativamente ocupados com suas complexas microatividades. Do gélido topo do monte Everest até os tórridos efluentes que jorram do interior da Terra ao chão dos oceanos, existem por toda a parte formas de vida refinadamente adaptadas às suas peculiares circunstâncias.” Todo esse resplendor tem origem divina, acreditam religiosos de diversas fés.

Junto às versões sobre a origem do mundo estão as do final dos tempos. A maior parte das religiões possui uma escatologia. Breve ou tardio, o fim dos tempos ocorrerá. Há pontos em comum, como a destruição e devastação, a batalha final entre o bem e o mal, e o retorno dos deuses, que vai inaugurar uma era de paz.

Em casa, à noite, Alberto espera por Lígia, sua ex-mulher. Ela ligou em cima da hora, pedindo que ele ficasse com a filha por um ou dois dias. Tensa e estressada, Lígia entrega a filha, agradece e parte.

Mais tarde, a filha acorda assustada, teve um pesadelo sobre o fim do mundo. A menina diz que, com tudo o que ouve e vê na TV, o mundo só pode estar acabando. Como pai, ele a tenta tranquilizar. A lógica pessimista da menina (“tudo que começa acaba”) alarma o pai, que se questiona se ele teria germinado esse fatalismo incipiente na filha.

Ele usa seu conhecimento científico para explicar como o mundo e o ser humano nasceram. A filha o questiona sobre histórias que sua avó contava, de anjos e demônios. A avó mentiu? Com questionamentos tão frontais, Alberto se vê obrigado a refletir sobre as diferentes visões do princípio e do fim dos tempos...

Produção: Realejo Filmes
Direção-geral: Marcelo Machado
Direção e produção-executiva: Thomas Miguez
Roteiro: Daniele Ricieri, Marcelo Lazarini e Thiago Dottori
Elenco: Clayton Mariano, Renata Bruel e Annalara Prates
Entrevistados: Babalorixá Ivo de Xambá (Candomblé), Babá Flávia Pinto (Umbanda, RJ), Alexandre L'omi L'odò (Jurema, PE), Kaká Werá (Povo Guarani, SP), Rabino Nilton Bonder (Judaísmo, RJ), Lama Sherab Drolma (Budismo, RS),  Monge Prana Natha Das (Hare Krishna, SP), Beto Vale (Vale do Amanhecer, DF),
Jorge Claudio Ribeiro (cientista da Religião, SP), Bernardo Lynch de Gregorio (especialista em mitologias, SP), Marcelo Gleiser (Físico, RJ).

 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 19/03/2015 - 17:05 e atualizado em 20/09/2016 - 12:38

Últimas

O que vem por aí