Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Episódio final da primeira temporada de Fortes do Brasil

Produção mostra a história do Forte Gragoatá

A TV Brasil encerra a temporada de estreia da série documental Fortes do Brasil nesta sexta (10), às 21h, com o sétimo e último episódio da produção que visita o Forte de São Domingos de Gragoatá.

Realizada pela equipe da emissora pública, a série utiliza material de acervo, imagens aéreas e gravações inéditas. O programa Fortes do Brasil apresenta entrevistas com estudiosos e pesquisadores que resgatam episódios associados a fortalezas e a eventos históricos que marcaram a memória do país.

Com ampla visão da Baía de Guanabara, a construção mais conhecida como Forte Gragoatá fica localizada na orla da Zona Sul de Niterói, município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

A fortificação é citada por historiadores como a segunda fortaleza mais antiga da região. Patrimônio da cidade, o Forte Gragoatá está intimamente relacionado ao passado e à identidade de Niterói. Com sólidas muralhas que se estendem sobre o lado do mar, a contrução tem um traçado poligonal irregular por causa do terreno em que se assenta.

Do lado da praia, era encravado numa formação rochosa. Em 1909, teve seus limites modificados, com a demolição dessa rocha. Com muros brancos e sólidos, as guaritas ficam no ponto mais elevado da rocha, como que penduradas sobre o mar.

Perspectiva histórica

Construída entre o final do século XVII e o início do século XVIII, a fortificação é um dos principais monumentos na Zona Sul da cidade. Por sua posição estratégica em um recanto próximo à entrada da Baía de Guanabara, o Forte Gragoatá foi conservado sem regularidade, sendo artilhado e desartilhado de acordo com a ocasião.

Na época do ataque de corsários ao Rio de Janeiro em 1711, a fortaleza estava desartilhada e por isso não ofereceu resistência. Reconstruído cerca de um século após sua inauguração, por ordem do Marquês do Lavradio, a fortaleza foi desativada em 1831, voltando a ser ampliada e rearmada em 1863.

O forte teve importante participação na Revolta da Armada, impedindo o desembarque das forças rebeladas na enseada do Gragoatá. Os seus dias de glória aconteceram durante essa disputa em 1893, um dos conflitos mais completos da República no Brasil.

Naquela oportunidade, o Batalhão Acadêmico, um dos que se formou para defender Floriano Peixoto, resistiu atrás de suas muralhas aos bombardeios do cruzador Tamandaré e do encouraçado Aquidabã.

O Forte Gragoatá ajudou Niterói a receber a denominação de Cidade Invicta. Em homenagem a este feito, o espaço passou a ter a designação forma de Forte Batalhão Acadêmico.

Sobre a série

Produzida pela equipe própria da emissora pública, a obra documental Fortes do Brasil apresenta uma perspectiva histórica sobre as fortificações mais importantes do país.

A série da TV Brasil mostra a relevância dessas fortalezas para a história nacional. Com informações e curiosidades sobre as estruturas, a produção amplia o horizonte para além do panorama memorial e lança um olhar turístico sobre as obras.

Fortes do Brasil combina material de acervo, imagens aéreas e gravações inéditas para revelar paisagens incríveis. A atração intercala entrevistas com pesquisadores e depoimentos de profissionais que têm trajetória envolvida com essas construções.

Com sete episódios de 26 minutos, a primeira temporada destaca o conjunto de fortificações que fizeram a defesa da Baía da Guanabara. No litoral do Rio de Janeiro, esse sistema é formado por dez edificações construídas às suas margens.

Na programação de verão, os documentários de Fortes do Brasil são exibidos às sextas, às 21h. A série tem horário alternativo na programação da TV Brasil e pode ser acompanhada aos fins de semana, na faixa Domingo Descobertas, às 17h30.

A produção ainda pode ser acessada na página do programa no site do canal em http://tvbrasil.ebc.com.br/fortesdobrasil. O conteúdo realizado pela emissora pública também está no aplicativo EBC Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site http://play.ebc.com.br.

Serviço

Fortes do Brasil – sexta-feira, dia 10/1, às 21h, na TV Brasil
Fortes do Brasil – domingo, dia 12/1, às 17h30, na TV Brasil
Fortes do Brasil – aplicativo EBC Play, disponível para Android, iOS e no site http://play.ebc.com.br

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6471 / (21) 2117-6239

Criado em 09/01/2020 - 12:00 e atualizado em 09/01/2020 - 12:00

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí